TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : O processo de implementação de creches na cidade de São Vicente entre 1997 e 2004
Autor(es): Stipanich, Giselle Villar
Primer Consejero: Barreira, Luiz Carlos
Primer miembro de la junta: Barreira, Luiz Carlos
Segundo miembro de la junta: Pereira, Maria Apparecida Franco
Tercer miembro de la junta: Gonçalves, Mauro Castilho
Resumen: A pesquisa, cujos resultados são aqui apresentados, teve por objetivo analisar e compreender o processo de expansão e implementação de creches na cidade de São Vicente, no Estado de São Paulo, no transcorrer das duas gestões do prefeito Márcio França, (1997 a 2004). Fez-se uso, basicamente, de documentos produzidos pela esfera municipal, bem como de documentações legais nacionais referentes à educação (LDB e FUNDEF).No que diz respeito à busca dos documentos necessários à presente pesquisa histórica, deixamo-nos orientar pelo paradigma indiciário, presente nas narrativas históricas do historiador italiano, Carlo Ginzburg. Por sua vez, os procedimentos de análise dos documentos encontrados foram pautados pelas reflexões de Edward Palmer Thompson sobre a lógica histórica. O entendimento das relações de poder em uma moral dominante suscitadoras de uma memória coletiva é encontrado nos raciocínios do historiador francês Le Goff. Frisa-se que toda construção narrativa, lógica e memorial só foram possíveis devido à direcionalidade investigativa de cunho histórico de March Bloch. Mostra-se necessário sinalizar que o presente estudo foi norteado pelas perguntas acerca da implantação e administração de creches. A análise dos materiais da pesquisa possibilitou identificar e compreender as estratégias acionadas pela análise do material recolhido e investigou as estratégias empregadas pela gestão municipal para efetivação do aumento no número de creches (de seis para sessenta e seis) em atendimento às novas diretrizes para Educação Infantil ao longo dos anos de 1997 a 2004. A pesquisa fez incidir seu foco sobre aspectos pedagógicos do processo de expansão e implantação das creches municipais em São Vicente, no período histórico estudado.
Abstract : The research, whose results are presented here, aimed to analyze and understand the process of expansion and implementation of day care centers in the city of São Vicente, in the State of São Paulo, during the two mandates of Mayor Márcio França, (1997 to 2004). Basically, documents produced by the municipal sphere were used, as well as national legal documentation related to education (LDB and FUNDEF). Regarding the search for documents necessary for this historical research, we were guided by the evidential paradigm, present in the historical narratives of the Italian historian, Carlo Ginzburg. In turn, the procedures for analyzing the documents found were guided by Edward Palmer Thompson's reflections on historical logic. The understanding of power relations in a dominant morality that evokes a collective memory is found in the reasonings of the French historian Le Goff. It should be noted that all narrative, logical and memorial construction were only possible due to March Bloch's investigative directionality of historical nature. It is necessary to point out that the present study was guided by questions about the implementation and administration of day care centers. The analysis of the research materials made it possible to identify and understand the strategies triggered by the analysis of the collected material and investigated the strategies employed by the municipal management to effect the increase in the number of day care centers (from six to sixty-six) in compliance with the new guidelines for Early Childhood Education from 1997 to 2004. The research focused on pedagogical aspects of the process of expansion and implementation of municipal day care centers in São Vicente, in the historical period studied.
Palabras clave : educação infantil; creches; história da educação; políticas educacionais; São Vicente-SP
early childhood education; day care centers; history of education; educational policies; SãoVicente-SP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : STIPANICH, Giselle Villar. O processo de implementação de creches na cidade de São Vicente entre 1997 e 2004. 2021. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/7583
Fecha de publicación : 25-ago-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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