TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7912
Tipo: Dissertação
Título : Trabalho docente e alienação na percepção de professores de escolas privadas de Santos e São Vicente no Estado de São Paulo
Autor(es): Santos, Thiago dos
Primer Consejero: Monfredini, Ivanise
Primer miembro de la junta: Monfredini, Ivanise
Segundo miembro de la junta: Gomes, Marineide de Oliveira
Tercer miembro de la junta: Alves, Antônio Fernando Gomes
Cuarto miembro de la junta : Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Resumen: O professor é um trabalhador? O seu trabalho acontece de forma alienada? A pesquisa busca responder a estas duas questões fundamentais para o discernimento dos desafios e contradições da docência. A análise parte da definição de Estado Moderno de Bobbio (1998), no bojo do papel da educação, dentro do modelo organizativo estatal, como parte importante para a consolidação das relações capitalistas. Procura-se no conceito de democracia pendular de Avritzer (2018), pensar sobre os mecanismos da política brasileira, em especial, a partir da década de 1930, uma vez que neste período a educação passou a despertar grande interesse nos atores políticos. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, em que as bases epistemológicas fundamentam-se nas categorias trabalho, trabalho docente e alienação, pensados a partir de Marx (2010, 2014), e autocontrole, por meio das contribuições de Mészáros (2007, 2008, 2015) e de Freitas (2014), entre outras referências, que permitem estabelecer uma contextualização da educação brasileira e suas relações com as disputas no campo das políticas públicas sob a influência dos reformadores empresariais na área educativa. Os procedimentos para a apreensão dos sentidos construídos pelos participantes da pesquisa incluem as entrevistas com dez professores de escolas privadas das cidades de Santos e São Vicente (Estado de São Paulo), no movimento de desvelar as percepções sobre o trabalho docente, buscando identificar nos relatos os indícios de formas alienadas e as possibilidades concretas de experiências práticas que indiquem o autocontrole, ainda que com restrições. As conclusões apontam para a necessidade vital de criação de uma ordem social alternativa, em que os professores tenham controle do próprio tempo de suas vidas, superando a organização societária atual, degradante aos seres humanos, visto que lhes nega o poder de autodeterminação, como sujeitos reais.
Abstract : Is the teacher a worker? Does your work happen in an alienated way? The research seeks to answer these two fundamental questions for the discernment of the challenges and contradictions of teaching. The analysis starts from Bobbio's (1998) definition of the Modern State, in the context of the role of education, within the state organizational model, as an important part for the consolidation of capitalist relations. In Avritzer's (2018) concept of pendular democracy, we seek to think about the mechanisms of Brazilian politics, especially from the 1930s onwards, since in this period education began to arouse great interest in political actors. This is a qualitative investigation, in which the epistemological bases are based on the categories work, teaching work and alienation, thought from Marx (2010, 2014), and self-control, through the contributions of Mészáros (2007, 2008, 2015) and Freitas (2014), among other references, that allow establishing a contextualization of Brazilian education and its relations with disputes in the field of public policies under the influence of business reformers in the educational area. The procedures for the apprehension of the meanings constructed by the research participants include interviews with ten teachers from private schools in the cities of Santos and São Vicente (State of Sao Paulo), in the movement of unveiling the perceptions about the teaching work, seeking to identify in the reports the evidence of alienated and the concrete possibilities of practical experiences that indicate self-control, albeit with restrictions. The conclusions point to the vital need to create an alternative social order, in which teachers have control of their own time of their lives, overcoming the current societal organization, degrading to human beings, since it denies them the power of self-determination, as subjects real.
Palabras clave : trabalho docente; alienação; autocontrole; sociometabolismo do capital
teaching work; alienation; self-control; sociometabolism of capital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : SANTOS, Thiago dos. Trabalho docente e alienação na percepção de professores de escolas privadas de Santos e São Vicente no Estado de São Paulo. 2022. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/7912
Fecha de publicación : 31-may-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
THIAGO DOS SANTOS.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.