TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7925
Tipo: Dissertação
Título : Aspectos e perspectivas do direito ao acesso à informação sobre prevenção ao HIV entre adolescentes e jovens nas escolas
Autor(es): Barboza, Daniele Cristina
Primer Consejero: Zucchi, Eliana Miura
Primer miembro de la junta: Zucchi, Eliana Miura
Segundo miembro de la junta: Unsain, Ramiro Fernandez
Tercer miembro de la junta: Nascimento, Luiz Sales do
Resumen: Introdução: O enfrentamento ao HIV tem sido um desafio mundial há mais de 40 anos. Grande parte da sociedade está envolvida, com grande esforço, a fim de conter a disseminação do vírus e promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem com o HIV. O direito ao acesso à informação sobre prevenção ao HIV entre adolescentes e jovens nas escolas, é primordial nesse enfrentamento. Esse trabalho busca identificar os direitos inter-relacionados nesse cenário sob o quadro dos direitos humanos. Objetivo: Identificar o cenário do direito ao acesso à informação sobre prevenção ao HIV entre adolescentes e jovens nas escolas. Procedimentos metodológicos: Foi realizada uma revisão de escopo usando a estrutura de Arksey e O'Malley. Busca na base de dados bibliográficas Pubmed para identificar estudos sobre a informação sobre HIV entre adolescentes e jovens na escola. O recorte temporal contemplou as publicações entre o período de 2011 a 2022. A busca na base de dados resultou em 1.187 publicações, com produções científicas envolvendo diversos contextos regionais não somente do Brasil, sendo realizada a leitura na integra dos 30 artigos selecionados. Para a extração das categorias, utilizou-se do modelo proposto por Gruskin, Mills e Tarantola (2007), seguindo uma lógica dedutiva orientada pelos conceitos da disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade, qualidade e resultados. Para análise dos resultados foi utilizado o quadro dos Direitos Humanos. Resultados: Os estudos analisados foram realizados entre os anos de 2003 e 2019, devido a intervenção que durou 7 anos e agrupados por continentes: Africano (16 artigos), Asiático (6 artigos), americano (4 estudos), europeu (4 estudos). As populações estudadas incluíram predominantemente estudantes e alguns estudos também professores e informantes-chaves selecionados propositalmente. Poucos estudos informaram a religião, sendo o mais citado, o cristianismo. A maioria dos estudos (23) foram qualitativos. Discussão: Após análise dos resultados emergiram quatro categorias: (1) Disponibilidade (oferta de recursos disponíveis pelas escolas aos adolescentes e jovens com relação às informações sobre prevenção ao HIV), (2) Acessibilidade (informações ensinadas para os adolescentes e jovens nas escolas), (3) Aceitabilidade (informações ensinadas para os adolescentes e jovens nas escolas), (4) Qualidade (melhor nível de evidência, de acordo com o padrão ouro da ciência). Conclusão: Percebemos lacunas diante do cenário do direito ao acesso à informação sobre prevenção ao HIV entre adolescentes e jovens nas escolas sendo necessário o debate intersetorial com o governo e sociedade civil. Ações estratégicas e direcionadas ao público jovem são necessárias para que escolas possam colaborar, ainda mais, no desenvolvimento de pessoas conscientes de seus comportamentos e práticas, livres de julgamentos e discriminação, por meio de estratégias culturalmente mais significativas para os adolescentes e jovens.
Abstract : Introduction: Tackling HIV has been a global challenge for over 40 years. A large part of society is involved, with great effort, in order to contain the spread of the virus and promote a better quality of life for people living with HIV. The right of access to information on HIV prevention among adolescents and young people in schools is essential in this confrontation. This work seeks to identify the interrelated rights in this scenario within the scope of human rights. Objective: To identify the scenario of the right of access to information on HIV prevention among adolescents and young people in schools. Methodological Procedures: A scoping review was performed using the Arksey and O'Malley framework. Search the Pubmed bibliographic database to identify studies on HIV information among adolescents and youth in school. The time frame included publications between the period 2011 to 2022. The search in the database resulted in 1,187 publications, with scientific productions involving different regional contexts not only in Brazil, and the full reading of the 30 selected articles was carried out. For the extraction of categories, the model proposed by Gruskin, Mills and Tarantola (2007) was used, following a deductive logic guided by the concepts of availability, accessibility, acceptability, quality and results. To analyze the results, the Human Rights framework was used. Results: The analyzed studies were carried out between 2003 and 2019, due to an intervention that lasted 7 years and grouped by continents: African (16 articles), Asian (6 articles), American (4 studies), European (4 studies) . The populations studied predominantly included students and some studies also purposely selected teachers and key informants. Few studies reported religion, the most cited being Christianity. Most studies (23) were qualitative. Discussion: After analyzing the results, four categories emerged: (1) Availability (offer of resources available by schools to adolescents and young people regarding information on HIV prevention), (2) Accessibility (information taught to adolescents and young people in schools), (3) Acceptability (information taught to adolescents and young people in schools), (4) Quality (best level of evidence, according to the gold standard of science). Conclusion: We perceive gaps in the scenario of the right to access information on HIV prevention among adolescents and young people in schools, requiring an intersectoral debate with the government and civil society. Strategic actions aimed at young people are necessary so that schools can collaborate, even more, in the development of people aware of their behaviors and practices, free from judgments and discrimination, through more culturally significant strategies for adolescents and young people.
Palabras clave : prevenção HIV; informação; educação; adolescente
HIV prevention; information; education; adolescent
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Mestrado em Saúde Coletiva
Citación : BARBOZA, Daniele Cristina. Aspectos e perspectivas do direito ao acesso à informação sobre prevenção ao HIV entre adolescentes e jovens nas escolas. 2022. 76 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Coletiva, 2022
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/7925
Fecha de publicación : 25-ago-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado em Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
daniele cristina barboza.pdfDissertação_Mestrado em Saúde Coletiva403.03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.