TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7933
Tipo: Dissertação
Título: Educação permanente em saúde : desinstitucionalizando o olhar sobre a saúde mental a partir da criação artística
Autor(es): Luna, Ama Uranga
Primeiro Orientador: Alves, Hélio
Primeiro membro da banca: Alves, Hélio
Segundo membro da banca: Lemos, Daisy Inocência Margarida de
Terceiro membro da banca: Jabur, Sergio Marques
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição da Psicologia nas práticas em Educação Permanente em Saúde (EPS), mais especificamente na área da Saúde Mental, buscando compreender a atuação das políticas públicas que regem a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), assim como a contribuição da noção de Quadrilátero – conceito desenvolvido por Ceccim (2005) – e da fenomenologia existencial nas pesquisas em EPS. Para esta conversa, apresentamos a fenomenologia existencial como um modo de compreender e enxergar as relações de cuidado em saúde. A Análise Textual Discursiva (ATD), como escolha metodológica, se mostrou alinhada com a pesquisa justamente por se aproximar da fenomenologia no sentido de suspender certezas aprioristas e possibilitar o emergir de novas compreensões sobre os fenômenos estudados. A coleta foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas pela plataforma Zoom, com duas profissionais da ponta dos serviços de Saúde Mental. A análise de dados a partir da ATD segue as seguintes etapas: 1° Definição do Corpus, 2° Unitarização, 3° Categorização e 4° desenvolvimento do Metatexto. Cabe ressaltar que, em todas as etapas de análise, a leitura exaustiva é necessária para que ocorra a impregnação dos dados. A partir da entrevista o pesquisador definirá o recorte que irá analisar, ou seja, o Corpus da pesquisa, essa escolha é intuitiva e deve sempre buscar responder a seus objetivos de pesquisa. Na etapa da Unitarização, o pesquisador irá descontruir os textos em busca das palavras que lhe saltem os olhos, formando assim as unidades de sentido. Na etapa da Categorização, o pesquisador agrupará estas unidades transformando-as em categorias de significados que representem o sentido do todo que o pesquisador conseguiu captar, estas categorias ou conceitos recebem nomes, onde o pesquisador escreverá alguns argumentos parciais com objetivo de explicitar melhor suas compreensões iniciais. Por fim, na construção do Metatexto, o pesquisador desenvolverá seus argumentos iniciais aprofundando suas novas compreensões sobre os fenômenos investigados, esta etapa é intuitiva, descritiva e, por vezes, poéticas; a ATD propõe que o pesquisador assuma um papel ativo e autoral, consciente de suas escolhas e decisões durante todo o processo de pesquisa. Os resultados que emergiram em nosso Metatexto foram a partir das categorias Trabalho e Cuidado, desvelando que o Cuidado está presente em todas as relações humanas, sendo assim, o trabalho desenvolvido pelo profissional de saúde deve ter o Cuidado humanizado como prática fundamental.
Abstract: This academic research aims to investigate the contribution of Psychology in practices in Permanent Health Education (PHE), more specifically in the Mental Health area, seeking to understand the performance of public policies that conduct the National Policy on Permanent Education in Health (NPPEH), as well as the contribution of the notion of "Quadrilateral" – a concept that was developed by Ceccim (2005) – and of existential phenomenology in PHE research. For this conversation, we present existential phenomenology as a way of understanding and seeing health care relations. Discursive Textual Analysis (DTA), as a methodological choice, has proved to be aligned with the research precisely because it approaches phenomenology in the sense of suspending a priori certainties and enabling the emergence of new understandings about the phenomena studied. The data collection was carried out through semi-structured interviews using the Zoom platform, with two professionals at the forefront of Mental Health services. Data analysis from the ATD follows the steps: 1st Corpus Definition, 2nd Unitarization, 3rd Categorization and 4th Metatext development. It is worth noting that, in all stages of analysis, exhaustive reading is necessary for data to be impregnated. From the interview, the researcher will define the part that will be analyzed, in other words, the Corpus of the research. This choice is intuitive and must always seek to respond to its research objectives In the Unitarization stage, the researcher will deconstruct the texts in search of the words that catch his eye, thus forming the units of meaning. In the Categorization stage, the researcher will group these units, transforming them into categories of meanings that represent the meaning of the whole that the researcher managed to capture; these categories or concepts receive names, and the researcher will write some partial arguments to better explain their initial understandings. Finally, in the construction of the Metatext, the researcher will develop his initial arguments, deepening his new understandings of the investigated phenomena, this step is intuitive, descriptive, and sometimes poetic, the ATD proposes that the researcher assumes an active and authorial role, aware of his choices and decisions throughout the research process. The results that emerged in our Metatext were based on the categories Work and Care, revealing that care is present in all human relationships, thus, the work developed by the health professional must have humanized care as a fundamental practice.
Palavras-chave: educação permanente em saúde (EPS); quadrilátero; fenomenologia; psicologia e criação artistica; análise textual discursiva (ATD)
permanent health education (PHE); quadrilátero; phenomenology; mental health; discursive textual analysis (DTA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Mestrado em Psicologia
Citação: LUNA, Ama Uranga. Educação permanente em saúde : desinstitucionalizando o olhar sobre a saúde mental a partir da criação artística. 2022. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7933
Data do documento: 1-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ama Uranga Luna.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia767.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.