Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/7984
Tipo: | Dissertação |
Título : | A pesquisa nos cursos privados de licenciatura : tensões e disputas na formação de professores |
Otros títulos : | The research in private bachelor's courses : tensions and disputes in teacher training |
Autor(es): | Alves Junior, Hélio da Guia |
Primer Consejero: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Primer miembro de la junta: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Segundo miembro de la junta: | Almeida, Maria Isabel de |
Tercer miembro de la junta: | Pimenta, Selma Garrido |
Resumen: | O presente estudo tem por objetivo identificar os pressupostos epistemológicos predominantes que subsidiam e orientam as atividades de pesquisa presentes nos cursos de Licenciatura em Pedagogia no contexto privado local. Tomou-se como ponto de partida a seguinte questão: se e de que forma as instituições particulares de ensino superior com fins lucrativos da Baixada Santista expressam em seus PPCs a presença da pesquisa como componente curricular na formação do professor? Constitui-se por estudo de análise documental com abordagem qualitativa, de natureza básica e objetivo exploratório. Elencou-se como critérios de inclusão dos documentos das instituições no estudo, além da delimitação geográfica, a publicação entre 2015 e 2018 e a modalidade presencial. Desse recorte, foram recolhidos três projetos pedagógicos de curso para serem analisados a partir das respectivas categorias: (i) concepção de pesquisa; (ii) concepção de pedagogo e a (iii) prática da pesquisa. Os resultados apontam para a compreensão da pesquisa concebida como uma dimensão secundária, não essencial das práticas pedagógicas, como mera coadjuvante do tripé “pesquisa, ensino e extensão”, cujas atividades são diluídas ao longo das disciplinas sob o pressuposto de que são tratadas intrinsecamente. |
Abstract : | This study aims to identify the predominant epistemological assumptions that subsidize, and guide research activities present in Pedagogy Degree courses in the local private context. The following question was taken as a starting point: how do private for-profit higher education institutions in Baixada Santista express the presence of research as a curricular component in teacher training in their Course Pedagogical Projects? It consists of a documentary analysis study with a qualitative approach, of a basic nature and exploratory objective. In addition to the geographic delimitation, the publication between 2015 and 2018 and the faceto- face modality were listed as inclusion criteria for the documents of the institutions in the study. From this selection, three pedagogical course projects were collected to be analyzed from the respective categories: (i) research design; (ii) conception of pedagogue and (iii) research practice. The results point to the understanding of research conceived as a secondary, non-essential dimension of pedagogical practices, as a mere supporting element of the tripod “research, teaching and extension”, whose activities are diluted throughout the disciplines under the assumption that they are treated intrinsically. |
Palabras clave : | formação de professores; pesquisa na formação; cursos privados de pedagogia teacher training; training research; private pedagogy courses |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | ALVES JUNIOR, Hélio da Guia. A pesquisa nos cursos privados de licenciatura : tensões e disputas na formação de professores. 2023. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023 |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/7984 |
Fecha de publicación : | 30-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hélio da Guia Alves Junior.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 960.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.