TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7984
Type: Dissertação
Title: A pesquisa nos cursos privados de licenciatura : tensões e disputas na formação de professores
Other Titles: The research in private bachelor's courses : tensions and disputes in teacher training
Author(s): Alves Junior, Hélio da Guia
First Advisor: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
First member of the board: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Second member of the board: Almeida, Maria Isabel de
Third board member: Pimenta, Selma Garrido
Abstract: O presente estudo tem por objetivo identificar os pressupostos epistemológicos predominantes que subsidiam e orientam as atividades de pesquisa presentes nos cursos de Licenciatura em Pedagogia no contexto privado local. Tomou-se como ponto de partida a seguinte questão: se e de que forma as instituições particulares de ensino superior com fins lucrativos da Baixada Santista expressam em seus PPCs a presença da pesquisa como componente curricular na formação do professor? Constitui-se por estudo de análise documental com abordagem qualitativa, de natureza básica e objetivo exploratório. Elencou-se como critérios de inclusão dos documentos das instituições no estudo, além da delimitação geográfica, a publicação entre 2015 e 2018 e a modalidade presencial. Desse recorte, foram recolhidos três projetos pedagógicos de curso para serem analisados a partir das respectivas categorias: (i) concepção de pesquisa; (ii) concepção de pedagogo e a (iii) prática da pesquisa. Os resultados apontam para a compreensão da pesquisa concebida como uma dimensão secundária, não essencial das práticas pedagógicas, como mera coadjuvante do tripé “pesquisa, ensino e extensão”, cujas atividades são diluídas ao longo das disciplinas sob o pressuposto de que são tratadas intrinsecamente.
Abstract: This study aims to identify the predominant epistemological assumptions that subsidize, and guide research activities present in Pedagogy Degree courses in the local private context. The following question was taken as a starting point: how do private for-profit higher education institutions in Baixada Santista express the presence of research as a curricular component in teacher training in their Course Pedagogical Projects? It consists of a documentary analysis study with a qualitative approach, of a basic nature and exploratory objective. In addition to the geographic delimitation, the publication between 2015 and 2018 and the faceto- face modality were listed as inclusion criteria for the documents of the institutions in the study. From this selection, three pedagogical course projects were collected to be analyzed from the respective categories: (i) research design; (ii) conception of pedagogue and (iii) research practice. The results point to the understanding of research conceived as a secondary, non-essential dimension of pedagogical practices, as a mere supporting element of the tripod “research, teaching and extension”, whose activities are diluted throughout the disciplines under the assumption that they are treated intrinsically.
Keywords: formação de professores; pesquisa na formação; cursos privados de pedagogia
teacher training; training research; private pedagogy courses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: ALVES JUNIOR, Hélio da Guia. A pesquisa nos cursos privados de licenciatura : tensões e disputas na formação de professores. 2023. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7984
Issue Date: 30-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hélio da Guia Alves Junior.pdfDissertação_Mestrado em Educação960.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.