TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7984
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves Junior, Hélio da Guia-
dc.creator.ID389.267.288-11pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214315704472172pt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Isabel de-
dc.contributor.referee3Pimenta, Selma Garrido-
dc.date.accessioned2023-10-04T20:24:04Z-
dc.date.available2023-08-30-
dc.date.available2023-10-04T20:24:04Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationALVES JUNIOR, Hélio da Guia. A pesquisa nos cursos privados de licenciatura : tensões e disputas na formação de professores. 2023. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7984-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo identificar os pressupostos epistemológicos predominantes que subsidiam e orientam as atividades de pesquisa presentes nos cursos de Licenciatura em Pedagogia no contexto privado local. Tomou-se como ponto de partida a seguinte questão: se e de que forma as instituições particulares de ensino superior com fins lucrativos da Baixada Santista expressam em seus PPCs a presença da pesquisa como componente curricular na formação do professor? Constitui-se por estudo de análise documental com abordagem qualitativa, de natureza básica e objetivo exploratório. Elencou-se como critérios de inclusão dos documentos das instituições no estudo, além da delimitação geográfica, a publicação entre 2015 e 2018 e a modalidade presencial. Desse recorte, foram recolhidos três projetos pedagógicos de curso para serem analisados a partir das respectivas categorias: (i) concepção de pesquisa; (ii) concepção de pedagogo e a (iii) prática da pesquisa. Os resultados apontam para a compreensão da pesquisa concebida como uma dimensão secundária, não essencial das práticas pedagógicas, como mera coadjuvante do tripé “pesquisa, ensino e extensão”, cujas atividades são diluídas ao longo das disciplinas sob o pressuposto de que são tratadas intrinsecamente.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the predominant epistemological assumptions that subsidize, and guide research activities present in Pedagogy Degree courses in the local private context. The following question was taken as a starting point: how do private for-profit higher education institutions in Baixada Santista express the presence of research as a curricular component in teacher training in their Course Pedagogical Projects? It consists of a documentary analysis study with a qualitative approach, of a basic nature and exploratory objective. In addition to the geographic delimitation, the publication between 2015 and 2018 and the faceto- face modality were listed as inclusion criteria for the documents of the institutions in the study. From this selection, three pedagogical course projects were collected to be analyzed from the respective categories: (i) research design; (ii) conception of pedagogue and (iii) research practice. The results point to the understanding of research conceived as a secondary, non-essential dimension of pedagogical practices, as a mere supporting element of the tripod “research, teaching and extension”, whose activities are diluted throughout the disciplines under the assumption that they are treated intrinsically.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesALVES JUNIOR, Hélio da Guia. A pesquisa nos cursos privados de licenciatura : tensões e disputas na formação de professores. 2023. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectformação de professores; pesquisa na formação; cursos privados de pedagogiapt_BR
dc.subjectteacher training; training research; private pedagogy coursespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA pesquisa nos cursos privados de licenciatura : tensões e disputas na formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeThe research in private bachelor's courses : tensions and disputes in teacher trainingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hélio da Guia Alves Junior.pdfDissertação_Mestrado em Educação960.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.