TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8062
Tipo: Tese
Título : O brincar como prática pedagógica : espaço/tempo de dissonâncias, resistências e possibilidades
Autor(es): Quaranta, Silvia Cinelli
Primer Consejero: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primer miembro de la junta: Fusari, José Cerqui
Segundo miembro de la junta: Almeida, Maria Isabel de
Tercer miembro de la junta: Saul, Alexandre
Cuarto miembro de la junta : Porto, Bernadete de Souza
Resumen: Esta tese acredita que o brincar é uma necessidade pedagógica, um direito da infância e uma práxis emancipatória. Teve como objeto de estudo o brincar pedagógico na Educação Infantil e como questão de pesquisa buscou compreender como o professor de Educação Infantil, que atua na pré-escola, compreende e incorpora o brincar, como princípio pedagógico. Após estudos exploratórios, pesquisa bibliográfica e uma Pesquisa-ação Pedagógica (PAPe) (Franco, 2016a) desenvolvida em uma escola de Educação Infantil (EI) localizada no município de Praia Grande (SP), no período de agosto de 2022 à julho de 2024, durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), e contando com a participação de 15 professores e uma Assistente Técnico Pedagógico (ATP), onde se buscou ressignificar as compreensões dos professores participantes da pesquisa sobre o brincar como prática pedagógica na EI, com crianças de 4 e 5 anos de idade, complementado pelos objetivos específicos de compreender como os docentes concebem o brincar em suas práticas pedagógicas, com crianças que frequentam a pré-escola, e identificar as condições necessárias para que o brincar aconteça nas escolas como princípio pedagógico. Os estudos referendados tiveram como principal fundamentação teórica Franco (2008; 2010; 2012a; 2012b; 2016a; 2016b; 2018a; 2018b; 2020), Freire (1996; 2011a; 2011b), hooks (2017; 2020), Sutton-Smith (2017), Kishimoto (1992; 1994; 2001; 2002a), Winnicott (2019), Malaguzzi (2016a; 2016b), Fortuna (2000; 2018; 2019a; 209b), Thiollent (2011), Barbier (2002), Betti (2013), Pimenta (2018). Esta pesquisa resultou na percepção da necessidade de ampliação do referencial teórico nas pesquisas sobre o brincar no Brasil, assim como na necessidade de uma formação continuada que permita a articulação entre a teoria e a prática, o diálogo, a escuta e a reflexão e, onde o HTPC se apresentou como um momento privilegiado de formação. A compreensão de que o brincar pedagógico escola é um espaço/tempo em que dissonâncias entre o necessário e o possível, entre espaços reais e espaços ideais e entre metas e práxis, bem como de resistências entre as metas e o brincar, da família, do sistema, entre outras que dificultam que o brincar aconteça na escola. Ao final, foi possível reafirmar a tese de que quando o professor, compreende o seu fazer, ele transforma sua prática, percebe as possibilidades que o brincar traz para o desenvolvimento infantil e incorpora o brincar pedagógico em sua prática.
Abstract : This thesis believes that play is a pedagogical need, a childhood right and an emancipatory praxis. It has pedagogical play as object of study, and as research question, it seeks to understand how Early Childhood Education teachers, who work with the pre-school segment, understand and incorporate playing as a pedagogical principle. After exploratory studies, bibliographic research and Pedagogical Action Research (PAPe, in Portuguese) (Franco, 2016a) which took place in an Early Childhood Education school (ECE/EI) located in the municipality of Praia Grande (SP), from august 2022 to July 2024, during the Collective Pedagogical Work Schedule (HTPC), with the participation of 15 teachers and one Pedagogic Technical Assistant (ATPs/PTAs), it sought to re-signify the participants' understanding of play as a pedagogical practice in ECE, with children aged 4 and 5, complemented by the specific objectives of understanding how teachers conceive play in their pedagogical practices, with children attending pre-school, and identifying conditions that are necessary for play to take place in schools as a pedagogical principle. These studies have had the following works and authors as the main theoretical support: Franco (2008; 2010; 2012a; 2012b; 2016a; 2016b; 2018a; 2018b; 2020), Freire (1996; 2011a; 2011b), hooks (2017; 2020), Sutton-Smith (2017), Kishimoto (1992; 1994; 2001; 2002a), Winnicott (2019), Malaguzzi (2016a; 2016b), Fortuna (2000; 2018; 2019a; 209b), Thiollent (2011), Barbier (2002), Betti (2013), Pimenta (2018). As a result, the research brought the perception of the need to broaden the theoretical reference in research on play in Brazil, as well as the need for continuous education and training that makes room for the articulation between theory and practice, dialogue, listening and reflection, and where the Pedagogical Work Schedule (HTPC) presented itself as a privileged moment for training. Understanding that pedagogical play is a space/time in which there are dissonances between what is necessary and what is possible, between real and ideal spaces and between goals and praxis, as well as resistance between goals and play, from the family, the system, among others that make it difficult for play to happen at school. In the end, it was possible to reassert the thesis that when teachers understand what they do, they change their practice, they recognize the possibilities through which play can bring for child development and incorporate pedagogical play into their practice.
Palabras clave : brincar pedagógico; formação de professor; educação infantil; pesquisa-ação pedagógica (PAPe)
pedagogical play; teacher training; childhood education; pedagogical action research (PAPe)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citación : QUARANTA, Silvia Cinelli. O brincar como prática pedagógica : espaço/tempo de dissonâncias, resistências e possibilidades. 2024. 443 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/8062
Fecha de publicación : 4-dic-2024
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silvia Cinelli Quaranta.pdfTese_Doutorado em Educação4.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.