Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/8062
Tipo: | Tese |
Título: | O brincar como prática pedagógica : espaço/tempo de dissonâncias, resistências e possibilidades |
Autor(es): | Quaranta, Silvia Cinelli |
Primeiro Orientador: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Primeiro membro da banca: | Fusari, José Cerqui |
Segundo membro da banca: | Almeida, Maria Isabel de |
Terceiro membro da banca: | Saul, Alexandre |
Quarto membro da banca : | Porto, Bernadete de Souza |
Resumo: | Esta tese acredita que o brincar é uma necessidade pedagógica, um direito da infância e uma práxis emancipatória. Teve como objeto de estudo o brincar pedagógico na Educação Infantil e como questão de pesquisa buscou compreender como o professor de Educação Infantil, que atua na pré-escola, compreende e incorpora o brincar, como princípio pedagógico. Após estudos exploratórios, pesquisa bibliográfica e uma Pesquisa-ação Pedagógica (PAPe) (Franco, 2016a) desenvolvida em uma escola de Educação Infantil (EI) localizada no município de Praia Grande (SP), no período de agosto de 2022 à julho de 2024, durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), e contando com a participação de 15 professores e uma Assistente Técnico Pedagógico (ATP), onde se buscou ressignificar as compreensões dos professores participantes da pesquisa sobre o brincar como prática pedagógica na EI, com crianças de 4 e 5 anos de idade, complementado pelos objetivos específicos de compreender como os docentes concebem o brincar em suas práticas pedagógicas, com crianças que frequentam a pré-escola, e identificar as condições necessárias para que o brincar aconteça nas escolas como princípio pedagógico. Os estudos referendados tiveram como principal fundamentação teórica Franco (2008; 2010; 2012a; 2012b; 2016a; 2016b; 2018a; 2018b; 2020), Freire (1996; 2011a; 2011b), hooks (2017; 2020), Sutton-Smith (2017), Kishimoto (1992; 1994; 2001; 2002a), Winnicott (2019), Malaguzzi (2016a; 2016b), Fortuna (2000; 2018; 2019a; 209b), Thiollent (2011), Barbier (2002), Betti (2013), Pimenta (2018). Esta pesquisa resultou na percepção da necessidade de ampliação do referencial teórico nas pesquisas sobre o brincar no Brasil, assim como na necessidade de uma formação continuada que permita a articulação entre a teoria e a prática, o diálogo, a escuta e a reflexão e, onde o HTPC se apresentou como um momento privilegiado de formação. A compreensão de que o brincar pedagógico escola é um espaço/tempo em que dissonâncias entre o necessário e o possível, entre espaços reais e espaços ideais e entre metas e práxis, bem como de resistências entre as metas e o brincar, da família, do sistema, entre outras que dificultam que o brincar aconteça na escola. Ao final, foi possível reafirmar a tese de que quando o professor, compreende o seu fazer, ele transforma sua prática, percebe as possibilidades que o brincar traz para o desenvolvimento infantil e incorpora o brincar pedagógico em sua prática. |
Abstract: | This thesis believes that play is a pedagogical need, a childhood right and an emancipatory praxis. It has pedagogical play as object of study, and as research question, it seeks to understand how Early Childhood Education teachers, who work with the pre-school segment, understand and incorporate playing as a pedagogical principle. After exploratory studies, bibliographic research and Pedagogical Action Research (PAPe, in Portuguese) (Franco, 2016a) which took place in an Early Childhood Education school (ECE/EI) located in the municipality of Praia Grande (SP), from august 2022 to July 2024, during the Collective Pedagogical Work Schedule (HTPC), with the participation of 15 teachers and one Pedagogic Technical Assistant (ATPs/PTAs), it sought to re-signify the participants' understanding of play as a pedagogical practice in ECE, with children aged 4 and 5, complemented by the specific objectives of understanding how teachers conceive play in their pedagogical practices, with children attending pre-school, and identifying conditions that are necessary for play to take place in schools as a pedagogical principle. These studies have had the following works and authors as the main theoretical support: Franco (2008; 2010; 2012a; 2012b; 2016a; 2016b; 2018a; 2018b; 2020), Freire (1996; 2011a; 2011b), hooks (2017; 2020), Sutton-Smith (2017), Kishimoto (1992; 1994; 2001; 2002a), Winnicott (2019), Malaguzzi (2016a; 2016b), Fortuna (2000; 2018; 2019a; 209b), Thiollent (2011), Barbier (2002), Betti (2013), Pimenta (2018). As a result, the research brought the perception of the need to broaden the theoretical reference in research on play in Brazil, as well as the need for continuous education and training that makes room for the articulation between theory and practice, dialogue, listening and reflection, and where the Pedagogical Work Schedule (HTPC) presented itself as a privileged moment for training. Understanding that pedagogical play is a space/time in which there are dissonances between what is necessary and what is possible, between real and ideal spaces and between goals and praxis, as well as resistance between goals and play, from the family, the system, among others that make it difficult for play to happen at school. In the end, it was possible to reassert the thesis that when teachers understand what they do, they change their practice, they recognize the possibilities through which play can bring for child development and incorporate pedagogical play into their practice. |
Palavras-chave: | brincar pedagógico; formação de professor; educação infantil; pesquisa-ação pedagógica (PAPe) pedagogical play; teacher training; childhood education; pedagogical action research (PAPe) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Doutorado em Educação |
Citação: | QUARANTA, Silvia Cinelli. O brincar como prática pedagógica : espaço/tempo de dissonâncias, resistências e possibilidades. 2024. 443 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2024 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/8062 |
Data do documento: | 4-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvia Cinelli Quaranta.pdf | Tese_Doutorado em Educação | 4.57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.