TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Tipo: Dissertação
Título: O nome próprio e suas contribuições para a alfabetização inicial
Título(s) alternativo(s): Given name and its contribuitions to initial literacy
Autor(es): Leocadio, Andrea Soares de Araujo
Primeiro Orientador: Lemos, Daisy Inocencia Margarida de
Primeiro membro da banca: Lemos, Daisy Inocência Margarida de
Segundo membro da banca: Saul, Alexandre
Terceiro membro da banca: Vieira, Marina Tucunduva Bittencourt Porto
Resumo: A escolha do nome próprio é uma das primeiras decisões tomadas pelos pais em relação aos filhos e, frequentemente, carrega significados culturais, afetivos e familiares. Sendo um elemento essencial da identidade, o nome acompanha a criança ao longo de toda a vida. Este estudo teve como objetivo principal analisar como o trabalho pedagógico com o nome próprio pode constituir uma ferramenta potente no processo de alfabetização de crianças pequenas, considerando seus aspectos linguísticos, sociais e emocionais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou a observação participante e entrevistas semiestruturadas como principais instrumentos de coleta de dados. Foram entrevistadas três professoras alfabetizadoras que atuam com crianças de cinco a sete anos, a fim de compreender se e como empregam o nome próprio em suas práticas pedagógicas. Além disso, quatorze crianças foram entrevistadas para investigar suas percepções sobre o próprio nome. Também foram realizadas observações de atividades como sondagem diagnóstica, bingo com nomes de animais e escrita de títulos na lousa. Os resultados indicam que o trabalho com o nome próprio contribui significativamente para o processo de alfabetização, promovendo a reflexão sobre o sistema de escrita, fortalecendo a identidade e proporcionando uma aprendizagem significativa.
Abstract: Choosing a given name is one of the first decisions parents make regarding their children and often carries cultural, emotional and family meanings. As an essential element of identity, the name accompanies the child throughout their life. The main objective of this study was to analyze how pedagogical work with given names can be a powerful tool in the literacy process of young children, considering their linguistic, social and emotional aspects. The research, which used a qualitative approach, used participant observation and semi-structured interviews as the main data collection instruments. Three literacy teachers who work with children aged five to seven were interviewed in order to understand whether and how they use given names in their pedagogical practices. In addition, fourteen children were interviewed to investigate their perceptions about their own names. Observations were also carried out of activities such as diagnostic surveys, bingo with animal names and writing titles on the board. The results indicate that working with proper names contributes significantly to the literacy process, promoting reflection on the writing system, strengthening identity and providing significant learning.
Palavras-chave: nome próprio; alfabetização inicial; construtivismo; identidade; aprendizagem significativa
given name; early literacy; constructivism; identity; meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Mestrado em Psicologia
Citação: LEOCADIO, Andrea Soares de Araujo. O nome próprio e suas contribuições para a alfabetização inicial. 2025. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2025
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8082
Data do documento: 11-Abr-2025
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