TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1021
Type: Dissertação
Title: Prática docente : dificuldades, possibilidades e transformações das práticas no ensino de webjornalismo
Other Titles: Teaching practice: difficulties, possibilities and practices transformations in the web journalism teaching
Author(s): Teixeira, Douglas de Araujo
First Advisor: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
First member of the board: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Second member of the board: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Third board member: Pinto, Umberto de Andrade
Abstract: Tendo o jornalismo sofrido, em função do surgimento e popularização da internet, mudanças significativas em seu processo de produção e disseminação de conteúdo, os cursos superiores que preparam os profissionais para essa área, amparados pelas Diretrizes Curriculares do MEC, buscaram integrar em seus currículos disciplinas voltadas à produção de conteúdo jornalístico para a internet. Neste contexto, considerando-se o papel fundamental do professor do ensino superior na formação de profissionais qualificados, esta pesquisa investigou a prática docente de professores do Curso de Jornalismo de uma universidade particular de Santos, com objetivo de conhecer a prática docente na produção jornalística para a internet, assim como os impactos que as tecnologias causaram nessa prática, especificamente a utilização de uma plataforma de publicação de conteúdo. Com base nos estudos de Bahia (2009) Canavilhas (2001), Ferrari (2010), Mielnickzuc (2003), Moherdaui (2007), Rossi (2007), entre outros, o trabalho buscou contextualizar o fazer jornalístico atual; no tocante à prática docente, amparou-se nos estudos de Corrêa et al. (2011) e Franco (2011); e, para discutir o professor reflexivo, baseou-se nos trabalhos de Pimenta (2006) e Schön (2000). Na obra de Primo (2010), encontrou subsídios para discutir o cenário do ensino do jornalismo digital no Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a observação das aulas dos professores responsáveis pela disciplina de produção jornalística para a internet, os quais também participaram das gravações e das entrevistas. A observação da prática docente foi realizada, também, com a utilização da técnica de autoscopia, que consiste na gravação e posterior análise da imagem pelo sujeito. Os resultados indicaram que a utilização de tecnologias possibilitou aos alunos maior autonomia no processo de produção e de publicação das matérias. Aos professores, possibilitou práticas mais adequadas ao seu contexto de atuação, sendo que as sessões de autoscopia despertaram neles a necessidade de novas transformações nesta prática.
Abstract: Journalism have undergone, due to the emergence and popularization of Internet, meaningful changes in its process of production and dissemination of content, higher education courses that prepare professionals for this area - supported by the Ministry of Education Curriculum Guidelines - seek to integrate subjects into their curriculum that aim at producing news content for the internet. In that context, considering the key role of a college education professor in training qualified professionals, this research investigated the educational practice of Journalism professors at a private university in Santos, in order to get familiar with the teaching practice in journalistic production to the internet, as well as the impacts that technology caused to that practice, specifically the use of a platform for content publishing. Based on studies of Bahia (2009), Canavilhas (2001), Ferrari (2010), Mielnickzuc (2003), Moherdaui (2007), Rossi (2007), among others, the study had the purpose of contextualizing the current way of doing journalism; regarding the practice of teaching, it was supported by studies of Corrêa et al. (2011) and Franco (2011), and to discuss the reflective teacher, the work found basis on the work of Pimenta (2006) and Schön (2000). The work of Primo (2010), provided input for the discussion of a scenario of digital journalism teaching in Brazil. The research approach was qualitative and used as a tool to collect data to observe the lessons of professors responsible for the subject of journalistic production for the internet, which also participated in the recordings and interviews. The observation made to the practice of teaching was also carried out with the use of autoscopy technique, which consists of the recording and subsequent analysis of the image by the recorded individual. The results indicated that the use of technology allowed students greater autonomy in the production and publication of materials. For the professor, more appropriate practices were made it possible to their context of work, and the autoscopy sessions awakened in them the need for further changes to the practice.
Keywords: prática docente; ensino superior de jornalismo; webjornalismo; jornalismo digital
teaching practice; college education in journalism; web journalism; digital journalism
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: TEIXEIRA, Douglas de Araujo. Prática docente: dificuldades, possibilidades e transformações das práticas no ensino de webjornalismo. 2013. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1021
Issue Date: 12-Dec-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Douglas de Araujo Texeira.pdfDissertação_ Mestrado em Educação509.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.