TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/119
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Lizete-
dc.creator.IDCPF:73118001887por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442458196356454por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.advisor1IDCPF:001891841por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:12Z-
dc.date.available2008-05-07-
dc.date.issued2008-02-16-
dc.identifier.citationMORAES, Lizete. Aprendizagem por projetos : possibilidades na escola pública. 2008. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/119-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objeto a análise dos Trabalhos com Projetos selecionados em quatro escolas da rede pública Municipal e Estadual do Ensino Fundamental e Médio do município de São Vicente (SP) no ano de 2006. O objetivo é verificar sua relevância em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades e competências entre os alunos, uma vez que a proposta é recorrente em seus processos educativos. Utiliza-se a análise dos documentos que expressam as Propostas Pedagógicas e os Planos dos Projetos, a pesquisa de campo como meio de observação dos processos e entrevistas com professores e alunos envolvidos nos trabalhos. Observam-se, os procedimentos empregados, as orientações, as ações realizadas por alunos e professores e a avaliação dos resultados em relação à aprendizagem. Embora recorrentes, os Trabalhos com Projetos nas escolas provocam interpretações variadas entre seus agentes, pois muitos os consideram inovação, que não oferece condições para o ensino de conteúdos ordenados por seqüência programada, demonstrando, dessa forma, desconhecimento dos fundamentos do método e de seus recursos no processo educacional. Entretanto, esses trabalhos, mesmo enfrentando dificuldades devido à pouca formação dos professores e a algumas exigências do sistema educacional, apresentam aspectos positivos em relação à busca de práticas que permitam alcançar as metas propostas e, embora a abrangência em relação à aprendizagem não seja total, a proposta consegue envolver grande número de alunos em processos de aprendizagem significativa.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttrabalho com projetospor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjecteducação.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagem por projetos : possibilidades na escola públicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lizete Moraes.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.