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https://tede.unisantos.br/handle/tede/119
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Moraes, Lizete | - |
dc.creator.ID | CPF:73118001887 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4442458196356454 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Maria Apparecida Franco | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:001891841 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870166959217314 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:12Z | - |
dc.date.available | 2008-05-07 | - |
dc.date.issued | 2008-02-16 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Lizete. Aprendizagem por projetos : possibilidades na escola pública. 2008. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/119 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objeto a análise dos Trabalhos com Projetos selecionados em quatro escolas da rede pública Municipal e Estadual do Ensino Fundamental e Médio do município de São Vicente (SP) no ano de 2006. O objetivo é verificar sua relevância em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades e competências entre os alunos, uma vez que a proposta é recorrente em seus processos educativos. Utiliza-se a análise dos documentos que expressam as Propostas Pedagógicas e os Planos dos Projetos, a pesquisa de campo como meio de observação dos processos e entrevistas com professores e alunos envolvidos nos trabalhos. Observam-se, os procedimentos empregados, as orientações, as ações realizadas por alunos e professores e a avaliação dos resultados em relação à aprendizagem. Embora recorrentes, os Trabalhos com Projetos nas escolas provocam interpretações variadas entre seus agentes, pois muitos os consideram inovação, que não oferece condições para o ensino de conteúdos ordenados por seqüência programada, demonstrando, dessa forma, desconhecimento dos fundamentos do método e de seus recursos no processo educacional. Entretanto, esses trabalhos, mesmo enfrentando dificuldades devido à pouca formação dos professores e a algumas exigências do sistema educacional, apresentam aspectos positivos em relação à busca de práticas que permitam alcançar as metas propostas e, embora a abrangência em relação à aprendizagem não seja total, a proposta consegue envolver grande número de alunos em processos de aprendizagem significativa. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | trabalho com projetos | por |
dc.subject | aprendizagem | por |
dc.subject | educação. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Aprendizagem por projetos : possibilidades na escola pública | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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