TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/120
Type: Dissertação
Title: Lecionar : um ato de amor ou somente o exercício de uma profissão?
Author(s): Silva, Kátia Maria Fernandes e
First Advisor: Pereira, Maria Apparecida Franco
Abstract: O presente trabalho buscou desvelar o que significa ser professor para o professor que atua no ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em escola pública da rede estadual, em Santos, colhendo dados sobre o desenrolar da vida pessoal e profissional dos docentes. Foram entrevistados professores com mais de 20 anos de magistério, de duas escolas da rede estadual. A investigação procurou delinear o que leva uma pessoa a escolher a docência como profissão, manter-se nela por longo período, e ainda trazer um certo brilho nos olhos ao falar sobre ela. Por consegüinte, descobrir o que motiva, o que incita o docente a realizar sua atividade, o significado e o sentido dessa prática. No contato com os professores evidenciou-se, por suas respostas, que não há como separar sua história de vida de suas representações e saberes, e como tudo isso se reflete em suas atitudes na escola, para com os alunos, com os colegas, em suas manifestações e participações. Daí a opção pela abordagem de história de vida. A indagação que esta investigação procurou responder: Quais os motivos que levam à escolha da carreira docente e à decisão de permanecer exercendo a docência?, levou ao levantamento da hipótese de que o vínculo afetivo e efetivo com a profissão docente seja a mola propulsora da escolha e da permanência no exercício do magistério, até em detrimento de outra profissão. A análise da problemática foi aprofundada através de leituras que consideram a questão da escolha da carreira docente; o modo como o professor constrói a sua identidade profissional e cultiva a sua imagem. Foram de muita valia os textos de Miguel Arroyo, Antonio Nóvoa, Antonio J. Severino, Selma G. Pimenta, Maurice Tardif, José Carlos Libâneo, Cipriano C. Luckesi, Belmira Bueno, Eduard Vinyamata, entre outros. A relevância de se estudar a importância da escolha pela carreira docente leva a considerar, na formação do professor, os motivos pela procura de um curso que o permita lecionar; e a partir daí como ocorre o processo de profissionalização da categoria. Não há como pretender esgotar o tema; contudo, é um ponto de partida para o entendimento da relação do docente com a sua atividade profissional, de forma que possa ser aproveitado nos estudos para a melhoria da educação.
Keywords: escolha
docência
permanência
vínculo afetivo
história de vida.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Educação e Formação
Program: Mestrado em Educação
Citation: SILVA, Kátia Maria Fernandes e. Lecionar : um ato de amor ou somente o exercício de uma profissão?. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/120
Issue Date: 11-Mar-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katia Maria Fernandes e Silva.pdf522.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.