TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFassina, Roseneide-
dc.creator.ID062.150.348-78por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0546035295332953por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.referee2Baptista, Simone Rodrigues-
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.date.accessioned2015-04-24T12:56:01Z-
dc.date.issued2013-12-18-
dc.identifier.citationFASSINA, Roseneide. Atratividade da carreira docente: um estudo com pedagogas iniciantes. 2013. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1201-
dc.description.resumoEste trabalho teve como base a questão da escolha da profissão docente, a sua atratividade e como ela é percebida pelos professores iniciantes de educação infantil. O problema de pesquisa volta-se ao estudo das razões pelas quais os jovens escolhem ser professores. Objetiva-se compreender as escolhas de profissão dos professores iniciantes e também entender qual a percepção que eles possuem do trabalho pedagógico que desempenham. A identificação das concepções de docência e pedagogia é outro dos objetivos que este trabalho se propôs. Foi usada uma metodologia de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, onde se aplicaram questionários para melhor entender as opções e concepções dos professores iniciantes. Dentre os autores consultados para a fundamentação teórica salientam-se os nomes de Contreras, Tardiff, Charlot, Selma Pimenta, Paulo Freire, Gatti, Libâneo entre outros que abordam as temáticas escolhidas na elaboração desta dissertação e que permitiram concluir que a profissão docente mantém alguma da sua atratividade, embora também sejam destacados os aspectos menos atrativos da mesma. As escolhas feitas pelos professores iniciantes que colaboraram no estudo estão, na sua maioria, relacionadas com os sonhos e anseios de criança e com o gosto de ensinar. Foi ainda possível verificar que os conceitos de Pedagogia e Docência se confundem, de acordo com as explicações dadas pelos entrevistados. Embora a profissão já não seja vista os mesmos olhos, o gosto de ensinar e partilhar conhecimentos e informação, ajudar na construção da personalidade das crianças ainda se mantém intacta.por
dc.description.abstractThis paper was based on the question related to the choice of the teaching profession, its attractiveness and how it is perceived amongst beginning teachers of children education. The research question takes us on the reasons why young people choose to teach. The objective is to understand the profession choices of beginning teachers and also understand the perception they have of the pedagogical work they perform. The identification of conceptions of teaching and pedagogy is another of the objectives that this study aims. A bibliographic and field research methodology was used, in which questionnaires were administered to better understand the options and conceptions of beginning teachers. Among the authors consulted for theoretical reasons can be underline the names of Contreras , Tardiff , Charlot , Selma Pimenta, Paulo Freire , Gatti , Libâneo among others that address the chosen themes of this dissertation and allowed to concluded that the teaching profession maintains some of its attractiveness, although they also highlighted the less attractive aspects of it. The choices made by beginning teachers who collaborated in the study are mostly related to the dreams and aspirations when they were children and the love for teaching. It was still possible to verify that the concepts of Pedagogy and Teaching are mingle, according to the explanations given by the respondents. Although the profession no longer seen with the same perspective, the love to teach and share knowledge and information, help in building the personality of children still remains intact .eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.relation.referencesFASSINA, Roseneide. Atratividade da carreira docente: um estudo com pedagogas iniciantes. 2013. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectatratividade; pedagogia; docência; profissionalidadepor
dc.subjectattractiveness; pedagogy; teaching; professionalismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAtratividade da carreira docente: um estudo com pedagogas iniciantes.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roseneide Fassina.pdfDissertação_Mestrado em Educação524.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.