TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/127
Tipo: Dissertação
Título : A formação do professor para a educação profissional de nível médio : tensões e (in)tenções
Autor(es): Júnior, Waldemar de Oliveira
Primer Consejero: Martins, Angela Maria
Resumen: Este estudo integra projeto maior intitulado gestão de escolas: políticas e práticas, sob coordenação da profª Drª Ângela Maria Martins. Analisa questões que afetam a formação pedagógica e sua implicação na atuação de professores de educação profissional de nível médio. apresenta como objeivos: analisar o perfil profissional e de escolaridade de professores de educação profissinal de três cursos técnicos de nível médio da Escola SENAI Mário Amato, localizada em São Bernardo do Campo-SP; discuitr seus anseios e expectativas; verificar que peso atribuem à própria formação pedagógica, além de tentar identificar temas relevantes para a formação do professor de Educação Profissional. Para tanto, lançamos mão da metodologia de estudo de caso. As referências teóricas que norteam este trabalho são Maurice Tardif, Philippe Meirieu, Claude Lessard,Philippe Perrenoud e Marguerite Altet. Na tentativa de compreender melhor a conjuntura atual da Educação Profissional e, como parte dela, a questão mais específica da formação dos docentes, realizamos uma breve pesquisa da evolução histórica da aprendizagem das profissõesno Brasil, tendo como base obras de Bérbara Weinstein, Edgard Carone, Luis Carlos Vilalta e Luis Antonio Cunha. Aspectos históricos da legislação pertinente à Educação Profissional e sua discussão na atualidade têm como referencial neste trabalho autores como Francisco Aparecido Cordão e Acácia Kuenzer. A análise dos dados obtidos nas entrevistas indica as expectativas dos professores do ensino técnico, destacando-se que estes valorizam o acesso à formação pedagógica, mas revelam o desejo de ver as especificidades da Educação Profissional discutidas nessa formação. As respostas apontam para a necessidade de uma formação mais centrada na comunicação, na diática, nas técnicas de planejamento e nas esperiências de aprendizagem (teórico-práticas), mas podem-se captar tensões que revelam, também, a necessidade de ampliação da dimensão humanística na formação do professor de tecnologia.
Palabras clave : educação profissional
ensino técnico, formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : JNIOR, Waldemar de Oliveira. A formação do professor para a educação profissional de nível médio : tensões e (in)tenções. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/127
Fecha de publicación : 14-may-2008
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Waldemar de Oliveira Junior.pdf1.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.