Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/133
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Aps, Liara Ferraz Conte | - |
dc.creator.ID | CPF:92718736887 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275344568028199 | por |
dc.contributor.advisor1 | Severino, Francisca Eleodora Santos | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:84306149820 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7223478668764356 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:17Z | - |
dc.date.available | 2008-10-08 | - |
dc.date.issued | 2007-08-28 | - |
dc.identifier.citation | APS, Liara Ferraz Conte. O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/133 | - |
dc.description.resumo | O objeto desta pesquisa é a postura do Professor Coordenador frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investigação quantitativa e qualitativa que tem por objetivo distinguir as principais facilidades e dificuldades dos professores coordenadores em relação à implantação do Programa Ensino Médio em Rede - EMR, questões didáticas e de infra-estrutura.O trabalho analisou que tipo de participação os professores têm na definição do projeto pedagógico de inclusão do computador no espaço escolar com destaque para as diretrizes e os programas da política paulista no que diz respeito à formação continuada à distância, com foco no EMR Ensino Médio em Rede; descreveu a concepção pedagógica presente no programa e sua implementação. No desenvolvimento da pesquisa Paulo Freire fornece subsídios para a compreensão do ser humano e, portanto do professor; Nóvoa e Abdalla fornecem os elementos para a discussão sobre a formação de professores, reflexiva, continuada e em serviço. Ferretti e Kenski o suporte teórico em educação e novas tecnologias. Para obtenção dos dados, adotou-se também uma postura do tipo etnográfica aplicada à educação, tal como a proposta por GATTI (2002) e ANDRÉ (2005). A pesquisa sinalizou elementos que re-contextualizaram a prática pedagógica do Professor Coordenador e suas implicações mediante a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação TICs no exercício de sua profissão. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação à distância | por |
dc.subject | formação continuada | por |
dc.subject | novas tecnologias | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Liara Ferraz Conte APS.pdf | 791.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.