Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/133
Type: | Dissertação |
Title: | O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão |
Author(s): | Aps, Liara Ferraz Conte |
First Advisor: | Severino, Francisca Eleodora Santos |
Abstract: | O objeto desta pesquisa é a postura do Professor Coordenador frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investigação quantitativa e qualitativa que tem por objetivo distinguir as principais facilidades e dificuldades dos professores coordenadores em relação à implantação do Programa Ensino Médio em Rede - EMR, questões didáticas e de infra-estrutura.O trabalho analisou que tipo de participação os professores têm na definição do projeto pedagógico de inclusão do computador no espaço escolar com destaque para as diretrizes e os programas da política paulista no que diz respeito à formação continuada à distância, com foco no EMR Ensino Médio em Rede; descreveu a concepção pedagógica presente no programa e sua implementação. No desenvolvimento da pesquisa Paulo Freire fornece subsídios para a compreensão do ser humano e, portanto do professor; Nóvoa e Abdalla fornecem os elementos para a discussão sobre a formação de professores, reflexiva, continuada e em serviço. Ferretti e Kenski o suporte teórico em educação e novas tecnologias. Para obtenção dos dados, adotou-se também uma postura do tipo etnográfica aplicada à educação, tal como a proposta por GATTI (2002) e ANDRÉ (2005). A pesquisa sinalizou elementos que re-contextualizaram a prática pedagógica do Professor Coordenador e suas implicações mediante a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação TICs no exercício de sua profissão. |
Keywords: | educação à distância formação continuada novas tecnologias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country : | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Educação e Formação |
Program: | Mestrado em Educação |
Citation: | APS, Liara Ferraz Conte. O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/133 |
Issue Date: | 28-Aug-2007 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Liara Ferraz Conte APS.pdf | 791.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.