TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorMoreira, Carmen Silvia-
dc.creator.IDCPF:8404094por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7895803423311314por
dc.contributor.advisor1Silva, Sonia Aparecida Ignacio-
dc.contributor.advisor1IDCPF:30492190844por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3074828606137847por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:17Z-
dc.date.available2008-10-09-
dc.date.issued2007-04-28-
dc.identifier.citationMOREIRA, Carmen Silvia. Escola e comunidade : a construção conjunta de valores. 2007. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/134-
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo examinar o processo de construção conjunta de valores, tomando-se por base uma Escola Estadual localizada no Morro do São Bento, periferia da cidade de Santos e a comunidade em que a escola está inserida. Buscou-se investigar, do ponto de vista da escola, as relações valorativas estabelecidas através de distintas maneiras e em vários momentos do processo educativo, envolvendo o corpo docente e administrativo, além dos alunos e membro da comunidade local. Pretendeu-se verificar em que medida escola e comunidade vêm interagindo, desde a fase de implantação da escola, até o presente, no que concerne à consideração e transmissão de valores. Essa problemática de investigação surgiu devido ao momento em que vivemos, com um processo educativo beirando o colapso, profissionais em crise e educandos sem perspectiva futura alguma, apesar de inseridos numa sociedade que se diz democrata. Nosso olhar está voltado para os jovens estabelecidos nesse bairro segregado, que, em sua maioria, confrontam a discriminação e um processo educativo que requerem questionamento. Dessa forma, considerou-se imperativo discutir até que ponto se desenvolve um trabalho que privilegia a construção de valores, sua importância para os nossos alunos, para as suas famílias e para a comunidade. Do ponto de vista metodológico, todo o processo de investigação pautou-se pelas orientações da pesquisa qualitativa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso instrumental que teve como foco uma determinada situação que se manifesta numa unidade escolar, exemplarmente. Ou seja, no caso deste estudo o foco não foi a escola em si, mas: se e como vem ocorrendo a construção de valores, através do esforço conjunto escola-comunidade. Os procedimentos de investigação utilizados foram: análise histórico-documental, entrevistas semi-estruturadas, questionário e análise temática de redações, além de observação. Os resultados alcançados nos permitem afirmar que, embora haja a presença de problemas, de limitações circunstanciais, foi constatado o empenho de construção conjunta de valores, por parte da escola e da comunidade.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvalorespor
dc.subjectescolapor
dc.subjectcomunidade.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEscola e comunidade : a construção conjunta de valorespor
dc.typeDissertaçãopor
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