TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorBassalobre, Janete Netto-
dc.creator.IDCPF:79954626891por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5363778027519669por
dc.contributor.advisor1Severino, Francisca Eleodora Santos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:84306149820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7223478668764356por
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee1IDCPF:001891841por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:18Z-
dc.date.available2008-10-09-
dc.date.issued2008-03-25-
dc.identifier.citationBASSALOBRE, Janete Netto. A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos. 2008. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/136-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objeto a inclusão escolar de crianças procedentes de um segmento social da população tradicionalmente marginalizado, mais especificamente os filhos de prostitutas, traficantes e presidiários. Para tanto, tomou-se como base a Unidade Municipal de Educação Prof. Mário de Almeida Alcântara, na região retroportuária do Bairro do Valongo, na cidade de Santos SP. Tem como objetivo geral diagnosticar de que forma a escola lida com esse tipo de população diferenciada e que vivencia uma realidade específica e singular. Os objetivos específicos visam caracterizar a instituição pesquisada, a região do Valongo e a população-alvo da escola, bem como averiguar a provável existência de conflitos decorrentes da herança de certo estigma ou preconceito advindo da sociedade frente aos grupos socialmente estigmatizados e traçar um perfil da interação estabelecida entre escola e comunidade. Como referencial teórico, foram utilizadas as concepções teóricas elaboradas por Lev Vygotsky e seus colaboradores Luria e Leontiev, os quais oferecem um entendimento do indivíduo partindo de uma abordagem sócio-histórica e sustentam os pressupostos da educação inclusiva. A metodologia prevê estudo de caso, com base em pesquisa qualitativa, amparado pelas postulações teóricas de Marli André. Os procedimentos utilizados foram as entrevistas semi-estruturadas, questionários e análise histórico-documental, além da observação e interpretação dos dados obtidos. Os resultados alcançados nos permitem postular a existência de preconceitos advindo da sociedade, que influenciam tanto a vivência escolar desse tipo de aluno, como a própria escola e a prática dos professores, o quê, no entanto, não invalida os esforços da comunidade escolar em superar suas limitações. Percebe-se grande esforço de seus membros, diretores, coordenadores, professores, alunos e até mesmo seus pais (ditos marginais) em criar espaços de interação democrática.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinclusão escolarpor
dc.subjectpreconceitopor
dc.subjectrespeito às diferençaspor
dc.subjectcidadaniapor
dc.subjectregião retroportuáriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santospor
dc.typeDissertaçãopor
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