Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/136
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bassalobre, Janete Netto | - |
dc.creator.ID | CPF:79954626891 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5363778027519669 | por |
dc.contributor.advisor1 | Severino, Francisca Eleodora Santos | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:84306149820 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7223478668764356 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Maria Apparecida Franco | - |
dc.contributor.referee1ID | CPF:001891841 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870166959217314 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:18Z | - |
dc.date.available | 2008-10-09 | - |
dc.date.issued | 2008-03-25 | - |
dc.identifier.citation | BASSALOBRE, Janete Netto. A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos. 2008. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/136 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa tem por objeto a inclusão escolar de crianças procedentes de um segmento social da população tradicionalmente marginalizado, mais especificamente os filhos de prostitutas, traficantes e presidiários. Para tanto, tomou-se como base a Unidade Municipal de Educação Prof. Mário de Almeida Alcântara, na região retroportuária do Bairro do Valongo, na cidade de Santos SP. Tem como objetivo geral diagnosticar de que forma a escola lida com esse tipo de população diferenciada e que vivencia uma realidade específica e singular. Os objetivos específicos visam caracterizar a instituição pesquisada, a região do Valongo e a população-alvo da escola, bem como averiguar a provável existência de conflitos decorrentes da herança de certo estigma ou preconceito advindo da sociedade frente aos grupos socialmente estigmatizados e traçar um perfil da interação estabelecida entre escola e comunidade. Como referencial teórico, foram utilizadas as concepções teóricas elaboradas por Lev Vygotsky e seus colaboradores Luria e Leontiev, os quais oferecem um entendimento do indivíduo partindo de uma abordagem sócio-histórica e sustentam os pressupostos da educação inclusiva. A metodologia prevê estudo de caso, com base em pesquisa qualitativa, amparado pelas postulações teóricas de Marli André. Os procedimentos utilizados foram as entrevistas semi-estruturadas, questionários e análise histórico-documental, além da observação e interpretação dos dados obtidos. Os resultados alcançados nos permitem postular a existência de preconceitos advindo da sociedade, que influenciam tanto a vivência escolar desse tipo de aluno, como a própria escola e a prática dos professores, o quê, no entanto, não invalida os esforços da comunidade escolar em superar suas limitações. Percebe-se grande esforço de seus membros, diretores, coordenadores, professores, alunos e até mesmo seus pais (ditos marginais) em criar espaços de interação democrática. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | inclusão escolar | por |
dc.subject | preconceito | por |
dc.subject | respeito às diferenças | por |
dc.subject | cidadania | por |
dc.subject | região retroportuária | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Janete Netto Bassalobre.pdf | 4.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.