TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorNavarro, Antonio Reinaldo-
dc.creator.IDCPF:14421385808por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5990860730234538por
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:07090765849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:21Z-
dc.date.available2008-10-21-
dc.date.issued2008-05-05-
dc.identifier.citationNAVARRO, Antonio Reinaldo. Interações na prática de docentes do ensino superior : percepção dos formadores sobre os saberes docentes. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/141-
dc.description.resumoA presente pesquisa insere-se na temática formação do docente para o Ensino Superior na área de Saúde e tem como objetivo geral investigar a percepção dos docentes sobre os saberes mobilizados na prática da pedagogia universitária, considerando o papel e o impacto das interações frente às novas demandas da sociedade em rede, que segundo o conceito de Castells, são aqui compreendidos como novas conformações que regulam e problematizam a formação docente para o Ensino Superior. Busca-se com essa pesquisa reconhecer os efeitos desta nas concepções de ensino e aprendizagem e nas interações entre os docentes e aprendizes. A partir das teorias de trabalho docente e saber docente elaboradas por Tardif e Lessard, as interações são problematizadas como componentes estruturantes das estratégias de formação e do trabalho docente. Fundamenta-se também nos estudos de Cunha, Pimenta, Anastasiou, Masetto, entre outros, sobre a formação pedagógica do docente de nível superior e estudos de Thompson, Morin, Doyle sobre as tecnologias de interação. O estudo toma como base os relatos dos sujeitos envolvidos no processo de formação docente para a área de saúde nos cursos de mestrado e doutorado, com vistas a analisar a prática de formação didático-pedagógica frente aos avanços e possibilidades inovadoras que permeiam e articulam-se aos saberes docentes. Para tal foram selecionados professores que atuam na pós-graduação e ministram a disciplina didático-pedagógica para pós-graduandos da área de saúde. Como instrumento de pesquisa foram utilizados os relatos dos professores e, a partir dos dados obtidos com entrevistas semi-estruturadas, foi feita a sistematização e análise dos dados. Os resultados apontam para uma mudança significativa nas relações entre saber-docência-interação na formação docente para o Ensino Superior. Dada a importância da formação docente para este nível de ensino, espera-se contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens na formação do docente no contexto da pós-graduação stricto sensu. Considerando-se as semelhanças com as problemáticas de outras áreas bem como em outros níveis de ensino, espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa subsidiem outras reflexões e pesquisas sobre a formação docente.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinteraçõespor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectsaber docentepor
dc.subjectdocência em saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInterações na prática de docentes do ensino superior : percepção dos formadores sobre os saberes docentespor
dc.typeDissertaçãopor
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