Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/141
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Navarro, Antonio Reinaldo | - |
dc.creator.ID | CPF:14421385808 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5990860730234538 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gilberto, Irene Jeanete Lemos | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:07090765849 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:21Z | - |
dc.date.available | 2008-10-21 | - |
dc.date.issued | 2008-05-05 | - |
dc.identifier.citation | NAVARRO, Antonio Reinaldo. Interações na prática de docentes do ensino superior : percepção dos formadores sobre os saberes docentes. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/141 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa insere-se na temática formação do docente para o Ensino Superior na área de Saúde e tem como objetivo geral investigar a percepção dos docentes sobre os saberes mobilizados na prática da pedagogia universitária, considerando o papel e o impacto das interações frente às novas demandas da sociedade em rede, que segundo o conceito de Castells, são aqui compreendidos como novas conformações que regulam e problematizam a formação docente para o Ensino Superior. Busca-se com essa pesquisa reconhecer os efeitos desta nas concepções de ensino e aprendizagem e nas interações entre os docentes e aprendizes. A partir das teorias de trabalho docente e saber docente elaboradas por Tardif e Lessard, as interações são problematizadas como componentes estruturantes das estratégias de formação e do trabalho docente. Fundamenta-se também nos estudos de Cunha, Pimenta, Anastasiou, Masetto, entre outros, sobre a formação pedagógica do docente de nível superior e estudos de Thompson, Morin, Doyle sobre as tecnologias de interação. O estudo toma como base os relatos dos sujeitos envolvidos no processo de formação docente para a área de saúde nos cursos de mestrado e doutorado, com vistas a analisar a prática de formação didático-pedagógica frente aos avanços e possibilidades inovadoras que permeiam e articulam-se aos saberes docentes. Para tal foram selecionados professores que atuam na pós-graduação e ministram a disciplina didático-pedagógica para pós-graduandos da área de saúde. Como instrumento de pesquisa foram utilizados os relatos dos professores e, a partir dos dados obtidos com entrevistas semi-estruturadas, foi feita a sistematização e análise dos dados. Os resultados apontam para uma mudança significativa nas relações entre saber-docência-interação na formação docente para o Ensino Superior. Dada a importância da formação docente para este nível de ensino, espera-se contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens na formação do docente no contexto da pós-graduação stricto sensu. Considerando-se as semelhanças com as problemáticas de outras áreas bem como em outros níveis de ensino, espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa subsidiem outras reflexões e pesquisas sobre a formação docente. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | interações | por |
dc.subject | formação docente | por |
dc.subject | ensino superior | por |
dc.subject | saber docente | por |
dc.subject | docência em saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Interações na prática de docentes do ensino superior : percepção dos formadores sobre os saberes docentes | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Antonio Navarro.pdf | 611.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.