Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/142
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cacemiro, Zulmira Ferreira de Jesus | - |
dc.creator.ID | CPF:08599853856 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2392542234851178 | por |
dc.contributor.advisor1 | Saviani, Nereide | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:37785664820 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:21Z | - |
dc.date.available | 2008-10-22 | - |
dc.date.issued | 2008-06-03 | - |
dc.identifier.citation | CACEMIRO, Zulmira Ferreira de Jesus. Trabalho, alfabetização e inclusão social : trajetória de migrantes inseridos na comunidade do Areião-Guarujá/SP. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/142 | - |
dc.description.resumo | Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, cujo objeto é a condição de sujeitos que freqüentam a alfabetização não-escolar dentro de uma comunidade de migrantes numa favela do município de Guarujá - SP. A realidade social desses sujeitos revela aspectos da produção da vida material, determinada por condições sociais, políticas e espirituais, que inibem a apropriação dos elementos culturais socialmente elaborados. A partir dos relatos dos migrantes sobre as vicissitudes do acesso e do não acesso à escolarização e de sua visão sobre as possibilidades de apropriação da leitura e da escrita, procura-se verificar, em contrapartida, se uma organização educativa não convencionalmente escolar, inserida no próprio espaço do sujeito, marcada por rupturas com os critérios rígidos do ensino formal, pode ser uma forma de inclusão social. Quanto à abordagem metodológica, esta pesquisa situa-se no âmbito da história oral, consistindo na coleta de relatos da trajetória de vida dos educandos. Foram levantados depoimentos de 11 alunos dentre os 25 do grupo. Centrados na contradição entre o desejo de ler e escrever e suas reais experiências de fracasso (seja pela contingência de abandonar a escola, seja por sequer ter tido acesso a ela), os depoimentos, colhidos durante as atividades da alfabetização, deixaram aparecer situações reais de vida e de trabalho desses sujeitos. Os relatos são sistematizados a partir das categorias sobrevivência, trabalho e aprendizagem e analisados à luz de perspectivas críticas da Educação e suas relações com as transformações sociais. A utilização do grupo focal foi uma rica oportunidade para captar conceitos, crenças, sentimentos, atitudes, experiências e reações quanto às categorias levantadas. Espera-se que esta pesquisa descortine novas formas de alfabetização mais concordantes com a realidade da grande maioria de Jovens e Adultos excluídos da leitura e escrita. O trabalho vincula-se ao Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, coordenado pela Orientadora, Professora Doutora Nereide Saviani. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | alfabetização de jovens e adultos | por |
dc.subject | experiência educacional ""não-escolar"" | por |
dc.subject | trabalho e educação | por |
dc.subject | trajetória de migrantes | por |
dc.subject | inclusão social. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Trabalho, alfabetização e inclusão social : trajetória de migrantes inseridos na comunidade do Areião-Guarujá/SP | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Zulmira Ferreira de Jesus Cacemiro.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.