Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/142
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trabalho, alfabetização e inclusão social : trajetória de migrantes inseridos na comunidade do Areião-Guarujá/SP |
Autor(es): | Cacemiro, Zulmira Ferreira de Jesus |
Primeiro Orientador: | Saviani, Nereide |
Resumo: | Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, cujo objeto é a condição de sujeitos que freqüentam a alfabetização não-escolar dentro de uma comunidade de migrantes numa favela do município de Guarujá - SP. A realidade social desses sujeitos revela aspectos da produção da vida material, determinada por condições sociais, políticas e espirituais, que inibem a apropriação dos elementos culturais socialmente elaborados. A partir dos relatos dos migrantes sobre as vicissitudes do acesso e do não acesso à escolarização e de sua visão sobre as possibilidades de apropriação da leitura e da escrita, procura-se verificar, em contrapartida, se uma organização educativa não convencionalmente escolar, inserida no próprio espaço do sujeito, marcada por rupturas com os critérios rígidos do ensino formal, pode ser uma forma de inclusão social. Quanto à abordagem metodológica, esta pesquisa situa-se no âmbito da história oral, consistindo na coleta de relatos da trajetória de vida dos educandos. Foram levantados depoimentos de 11 alunos dentre os 25 do grupo. Centrados na contradição entre o desejo de ler e escrever e suas reais experiências de fracasso (seja pela contingência de abandonar a escola, seja por sequer ter tido acesso a ela), os depoimentos, colhidos durante as atividades da alfabetização, deixaram aparecer situações reais de vida e de trabalho desses sujeitos. Os relatos são sistematizados a partir das categorias sobrevivência, trabalho e aprendizagem e analisados à luz de perspectivas críticas da Educação e suas relações com as transformações sociais. A utilização do grupo focal foi uma rica oportunidade para captar conceitos, crenças, sentimentos, atitudes, experiências e reações quanto às categorias levantadas. Espera-se que esta pesquisa descortine novas formas de alfabetização mais concordantes com a realidade da grande maioria de Jovens e Adultos excluídos da leitura e escrita. O trabalho vincula-se ao Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, coordenado pela Orientadora, Professora Doutora Nereide Saviani. |
Palavras-chave: | alfabetização de jovens e adultos experiência educacional ""não-escolar"" trabalho e educação trajetória de migrantes inclusão social. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | CACEMIRO, Zulmira Ferreira de Jesus. Trabalho, alfabetização e inclusão social : trajetória de migrantes inseridos na comunidade do Areião-Guarujá/SP. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/142 |
Data do documento: | 3-Jun-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Zulmira Ferreira de Jesus Cacemiro.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.