TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/142
Type: Dissertação
Title: Trabalho, alfabetização e inclusão social : trajetória de migrantes inseridos na comunidade do Areião-Guarujá/SP
Author(s): Cacemiro, Zulmira Ferreira de Jesus
First Advisor: Saviani, Nereide
Abstract: Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, cujo objeto é a condição de sujeitos que freqüentam a alfabetização não-escolar dentro de uma comunidade de migrantes numa favela do município de Guarujá - SP. A realidade social desses sujeitos revela aspectos da produção da vida material, determinada por condições sociais, políticas e espirituais, que inibem a apropriação dos elementos culturais socialmente elaborados. A partir dos relatos dos migrantes sobre as vicissitudes do acesso e do não acesso à escolarização e de sua visão sobre as possibilidades de apropriação da leitura e da escrita, procura-se verificar, em contrapartida, se uma organização educativa não convencionalmente escolar, inserida no próprio espaço do sujeito, marcada por rupturas com os critérios rígidos do ensino formal, pode ser uma forma de inclusão social. Quanto à abordagem metodológica, esta pesquisa situa-se no âmbito da história oral, consistindo na coleta de relatos da trajetória de vida dos educandos. Foram levantados depoimentos de 11 alunos dentre os 25 do grupo. Centrados na contradição entre o desejo de ler e escrever e suas reais experiências de fracasso (seja pela contingência de abandonar a escola, seja por sequer ter tido acesso a ela), os depoimentos, colhidos durante as atividades da alfabetização, deixaram aparecer situações reais de vida e de trabalho desses sujeitos. Os relatos são sistematizados a partir das categorias sobrevivência, trabalho e aprendizagem e analisados à luz de perspectivas críticas da Educação e suas relações com as transformações sociais. A utilização do grupo focal foi uma rica oportunidade para captar conceitos, crenças, sentimentos, atitudes, experiências e reações quanto às categorias levantadas. Espera-se que esta pesquisa descortine novas formas de alfabetização mais concordantes com a realidade da grande maioria de Jovens e Adultos excluídos da leitura e escrita. O trabalho vincula-se ao Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, coordenado pela Orientadora, Professora Doutora Nereide Saviani.
Keywords: alfabetização de jovens e adultos
experiência educacional ""não-escolar""
trabalho e educação
trajetória de migrantes
inclusão social.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Educação e Formação
Program: Mestrado em Educação
Citation: CACEMIRO, Zulmira Ferreira de Jesus. Trabalho, alfabetização e inclusão social : trajetória de migrantes inseridos na comunidade do Areião-Guarujá/SP. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/142
Issue Date: 3-Jun-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zulmira Ferreira de Jesus Cacemiro.pdf3.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.