TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Fabiana Santos-
dc.creator.IDCPF:25550034875por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9767608868934645por
dc.contributor.advisor1Martins, Angela Maria-
dc.contributor.advisor1IDCPF:89099257872por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0347666367331379por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:22Z-
dc.date.available2008-10-22-
dc.date.issued2008-03-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Fabiana Santos. Jovens afro-brasileiros : expectativas sobre o ensino técnico e o mercado de trabalho de alunos da Ete Dona Escolástica Rosa. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/144-
dc.description.resumoCom o objetivo de conhecer os motivos que levaram um grupo de alunos afro-brasileiros a escolher a educação profissional técnica de nível médio e buscar compreender suas expectativas com relação ao mercado de trabalho, esta pesquisa buscou, através de um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual Dona Escolástica Rosa, traçar um perfil dos alunos através de uma coleta de dados inicial e a realização de entrevistas semi-estruturadas com cinco alunos e uma entrevista de aprofundamento com um aluno. No primeiro capítulo buscamos relacionar escolaridade, raça e mercado de trabalho, através de levantamento bibliográfico e de fontes oficiais (como a Pesquisa de Emprego e Desemprego). Foi realizado um percurso histórico do negro no Brasil, desde a vinda nos navios negreiros até a promulgação da Lei Áurea, a definição de identidade racial (e os usos dos termos raça e etnia), relacionando estes itens com a educação do negro. Também foi realizado um percurso histórico sobre as reformas no Ensino Médio e o mercado de trabalho. No segundo capítulo, buscou-se situar o cenário da pesquisa (a ETE Escolástica Rosa), levantando algumas características do mesmo, como a curiosa maneira em que o instituto surgiu. No terceiro capítulo realizamos uma sumarização do perfil sócioeconômico dos alunos e a análise das entrevistas em si. Por fim, realizamos algumas considerações gerais a respeito do tema e levantamos alguns pontos importantes percebidos nesta análise.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino técnico de nível médiopor
dc.subjectafro-brasileirospor
dc.subjectexpectativaspor
dc.subjectmercado de trabalhopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleJovens afro-brasileiros : expectativas sobre o ensino técnico e o mercado de trabalho de alunos da Ete Dona Escolástica Rosapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana Santos Costa.pdf571.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.