Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/150
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Janaína Cezar de Souza e | - |
dc.creator.ID | CPF:29492636824 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3625116127926490 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abdalla, Maria de Fátima Barbosa | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:67205089891 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7099315868609771 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:24Z | - |
dc.date.available | 2009-04-17 | - |
dc.date.issued | 2008-09-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Janaína Cezar de Souza e. As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/150 | - |
dc.description.resumo | Por considerar importante conhecer o que o aluno espera da escola e qual é o seu olhar sobre o contexto escolar é que esse estudo se realiza. Neste sentido, as representações sociais do aluno do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual são o objeto deste trabalho. Seus objetivos são: a) conhecer as representações sociais dos alunos sobre o contexto escolar; e b) compreender as necessidades e expectativas dos alunos do Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa e utiliza como procedimentos: a) questionário aplicado a 172 alunos, contando de três partes: 1ª perfil do aluno; 2ª associação de palavras; e 3ª perguntas dissertativas acerca do contexto escolar e sobre o projeto de vida desses alunos, no âmbito da escola, da família e do trabalho; b) grupo focal desenvolvido com nove alunas, selecionadas a partir do instrumento anterior. Foram tratados três temas distintos, um em cada encontro, tais como: contexto escolar, necessidades e expectativas e o aluno do ensino médio. Para a análise dos dados coletados, Moscovici (1978, 2003) e Sá (1996, 1998) contribuem para a compreensão das representações sociais do aluno do ensino médio sobre o contexto escolar; Rodrigues e Esteves (1993) fundamentam o conceito de necessidades; Charlot (2000, 2001, 2005) alicerça a discussão sobre a relação dos jovens com o saber; e Canário (1996) e Abdalla (2006) auxiliam no estudo sobre a escola e o contexto escolar. Esse trabalho apresenta dados sobre o perfil do alunado, as suas representações sociais e suas necessidades e expectativas em relação ao contexto escolar. Ao deixar os alunos livres para falar sobre o contexto escolar, a categoria de análise que surgiu pelo olhar dos próprios alunos foi o contexto escolar, sob o enfoque das unidades de sentido: escola, estudo e trabalho docente. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | representações sociais | por |
dc.subject | alunos do ensino médio | por |
dc.subject | contexto escolar | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Janaina Silva.pdf | 772.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.