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https://tede.unisantos.br/handle/tede/151
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Kistner, Isabel Cristina da Costa | - |
dc.creator.ID | CPF:28011013890 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4485792834746869 | por |
dc.contributor.advisor1 | Granjo, Maria Helena Bittencourt | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:36030406868 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8104155715073656 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:24Z | - |
dc.date.available | 2009-04-17 | - |
dc.date.issued | 2008-06-30 | - |
dc.identifier.citation | KISTNER, Isabel Cristina da Costa. O professor e a pesquisa : uso em sala de aula. 2008. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/151 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretendeu pesquisar a forma como uma amostra de professores da rede pública estadual paulista, presentes no município de São Vicente, realizam o uso da pesquisa como instrumento de aprendizagem, enquanto prática pedagógica, para desenvolver as competências e habilidades de seus alunos, cujo intuito é tentar desenvolver sujeitos conscientes de sua coletividade, historicidade, reflexivos, críticos, autônomos que possam influir numa sociedade mais justa centrada na igualdade de direitos e na justiça. Para tanto, objetivou-se verificar como ocorria esta prática em sala de aula ao usar a pesquisa como instrumento de aprendizagem; identificar a relação existente entre a prática observada e as concepções dos professores; observar as condições em que realizam seu trabalho; mostrar quais foram os caminhos oferecidos para que os professores pudessem desenvolver sua formação, visando ao uso da pesquisa em sala de aula; apontar quais eram os incentivos que recebiam para o uso da prática do ensino por meio da pesquisa. Estes objetivos tiveram a finalidade de possibilitar a obtenção de uma melhor compreensão do trabalho realizado pelos professores em sala de aula, assim como descobrir suas necessidades e a melhor forma de auxiliá-los. Os conceitos da investigação sobre o uso da pesquisa no ensino fundamental como recurso didático foram construídos a partir da teoria de diversos autores tais como Pedro Demo (1997, 1999, 2000, 2001, 2002), Galiazzi (2002, 2005), Ramos (2002), Moraes (2004), entre outros que estudam e discutem a temática em questão. A investigação de caráter qualitativo focou as ações de quatro professoras de duas escolas estaduais de ensino fundamental, ciclo II. Foram utilizadas, como instrumento metodológico, a observação não participante e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontaram para a necessidade de incentivos verdadeiros para os professores que fazem uso da pesquisa em sala de aula como instrumento de aprendizagem, assim como confirmaram ser de extrema importância o aprimoramento educacional, o apoio ao trabalho e condições reais de valorização docente que perpassa por salários dignos até a formação continuada de qualidade. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino | por |
dc.subject | pesquisa | por |
dc.subject | aprendizagem significativa. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O professor e a pesquisa : uso em sala de aula | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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