TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Ana Marcia Akaui-
dc.creator.ID204.878.888-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525649970514947por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.referee2Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.referee3Fusari, José Cerchi-
dc.date.accessioned2015-05-20T16:57:45Z-
dc.date.issued2015-04-23-
dc.identifier.citationMOREIRA, Ana Marcia Akaui. A arte na educação escolar: entre concepções e práticas. 2015. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1541-
dc.description.resumoHá quase um consenso, entre os pesquisadores brasileiros, de que o ensino de Arte, no Brasil, foi transformado pela Abordagem Triangular, introduzida por Ana Mae Barbosa, que conduziu a um novo paradigma de trabalho com a arte na Educação. Assim, fundamentando a ideia central do desenvolvimento e aprendizagem da arte em Dewey, Read, Eisner, Fischer e Arheim, este trabalho tem por objetivo investigar como os professores de Arte, que adotam essa abordagem, entendem e constroem suas práticas em sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, apoiada por Bodgan e Bicken, utilizou, para coleta de dados, questionários e entrevistas com cinco professores de Arte, especialistas, que desenvolvem seus trabalhos no Ensino Fundamental II em escolas públicas da Baixada Santista. O trabalho de organização e análise dos dados coletados orientou-se na Hermenêutica-dialética descrita por Minayo, com o apoio operacional da Análise de Conteúdo descrita por Bardin e Franco. Esta pesquisa parece revelar que os professores que utilizam a Abordagem Triangular, apesar de tentarem desenvolver essa proposta, de forma conscientes ou não, encontram-se em uma condição de trabalho fragilizada em decorrência da falta de uma formação específica, adequada e contínua e, por sentirem-se às margens do aprendizado na educação escolar. Este trabalho contribuiu para mostrar o quanto é importante trabalhar com a Arte dentro da escola, e o quanto a escola pode aprender com essa disciplina.por
dc.description.abstractThere is almost a consensus among Brazilian researchers, that the teaching of Arts in Brazil was transformed by the Triangular Approach, introduced by Ana Mae Barbosa, which led to a new paradigm of work with arts in Education. Thus, supporting the central idea of the development and learning of Art in Dewey, Read, Eisner, Fischer and Arheim, this study aims to investigate how Art teachers, who adopt this approach, understand and build their practices in classroom. A qualitative approach, supported by Bodgan and Bicken, used for data collection, questionnaires and interviews with five Art teachers, experts, and who develop their work in the Junior High School at public schools in Baixada Santista. The organization of work and data analysis was guided in Hermeneutics-dialectic described by Minayo, with the operational support of Content Analysis described by Bardin and Franco. This research seems to show that teachers who use the Triangular Approach, although attempting to develop this proposal, conscious or not, are in a working condition weakened due to the absence of a specific, adequate and continuous education, because they feel at the margin of learning in school education. This work contributed to show how important is to work with Art in the schools and how the school can learn from this discipline.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.relation.referencesMOREIRA, Ana Marcia Akaui. A arte na educação escolar: entre concepções e práticas. 2015. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectabordagem triangular; práticas e formação docente; professor de arte; ensino fundamental IIpor
dc.subjecttriangular approach; practices and teacher training; art teacher; junior high schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA arte na educação escolar: entre concepções e práticaspor
dc.title.alternativeArt in school education: between concepts and practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARCIA AKAUI MOREIRA.pdfDissertação_Mestrado em Educação2.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.