TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1561
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Andréa-
dc.creator.ID139.200.318-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7542935764329251por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee2Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee3Almeida Neto, Antônio Simplício de-
dc.date.accessioned2015-05-27T12:46:29Z-
dc.date.issued2015-04-15-
dc.identifier.citationLOPES, Andréa. O conhecimento histórico no Ginásio de Santos (atual E.E. Canadá) durante a Era Vargas (1930-1945). 2015. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1561-
dc.description.resumoPesquisar sobre o conhecimento histórico dentro de uma instituição escolar tradicional e durante um período marcado por debates educacionais, pode auxiliar na compreensão do sistema de ensino paulista, que sofre influência das decisões estaduais e federais, mas também contribui com propostas sintetizadas em novas práticas. A dissertação estuda o Ginásio de Santos (atual E.E. Canadá) pela sua importância na sociedade santista, desde a sua criação, no início da Era Vargas (1934) até a sua equiparação em 1945. Dessa forma pretende-se contribuir para o esclarecimento de como o conhecimento histórico foi sendo consolidado no curso secundário, em uma época que esse grau de educação era reservado a poucos. A metodologia utilizada é a histórico-documental, onde são importantes a legislação governamental, o acervo da instituição e os livros didáticos. Completam a documentação livro de memória, entrevistas e reportagens do jornal A Tribuna. No aporte teórico-metodológico, foram importantes os conceitos de trajetória de vida (Vavy Pacheco Borges); de cultura escolar (Escolano e ViñaoFrago); sobre forma escolar (Vincent) e sobre paradigma indiciário (Ginzburg). Para a análise da história da instituição escolar, Novoa e Werle deram subsídios. Pode-se concluir que esse conhecimento histórico foi muito importante na construção de uma mentalidade cívicopatriótica.por
dc.description.abstractResearching the historical knowledge inside a traditional school, during a period marked by educational debate, can be useful in the understanding of São Paulo State¿s educational system, under the influence of both state and federal policies, and contribute to the formulation of synthesized proposals for new practices. This dissertation has its focus on the Ginásio de Santos (currently E.E. Canadá) for its importance in the city of Santos¿ society, since its creation in the first years of the Vargas Era (1934), until its equalization in 1945. Thereby, this study aims to help clarify the way in which the historical knowledge was consolidated in secondary school, in a time when this educational degree was reserved to a privileged few. The methodology employed was historical and documental, centered on government legislation, school archives and textbooks from the period. In addition to these documents, a memoir, oral history interviews and newspaper articles (from A Tribuna) were analyzed. As for the theoretical and methodological approach, some concepts of great importance to this research were those of life trajectory (Vavy Pacheco Borges); school culture (Escolano and ViñaoFrago);school shape (Vincent) and evidential paradigm (Ginzburg). The historical analysis of the school was based on the work of Novoa e Werle. From the information gathered it can be concluded that this historical knowledge was of great importance to the construction of a new civicpatriotic mentality.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.relation.referencesLOPES, Andréa. O conhecimento histórico no Ginásio de Santos (atual E.E. Canadá) durante a Era Vargas (1930-1945). 2015. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectera vargas; educação em Santos; E.E. Canadá; conhecimento históricopor
dc.subjectvargas era; education in Santos; E.E. Canadá; historical knowledgeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO conhecimento histórico no Ginásio de Santos (atual E.E. Canadá) durante a Era Vargas (1930-1945)por
dc.title.alternativeThe historical knowledge at Ginásio de Santos (currently E.E. Canadá) during the Vargas Era (1930- 1945)eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andrea Lopes.pdfDissertação_ Mestrado em Educação3.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.