Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/157
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pinto, Mário ALberto | - |
dc.creator.ID | CPF:06430263800 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0441344145937498 | por |
dc.contributor.advisor1 | Granjo, Maria Helena Bittencourt | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:36030406868 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8104155715073656 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:27Z | - |
dc.date.available | 2009-09-17 | - |
dc.date.issued | 2008-11-30 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Mário ALberto. A educação matemática no ensino primário na década de 1940 : o arquivo escolar da E.E. Barnabé-Santos-SP. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/157 | - |
dc.description.resumo | O ensino da Matemática, desde sempre, desperta medo e sentimento de incompreensão por parte da maioria dos alunos, como se apenas uma pequena parcela de iniciados pudesse compreender seus mecanismos, funcionalidades e abstrações, apropriando-se dessa ciência enquanto que o restante seria incapaz de desenvolver qualquer vínculo com a disciplina. Esta pesquisa surgiu tendo como objetivo de reflexão acerca do ensino de Matemática e as tentativas que se fizeram com intuito de tornar esse ensino menos traumático e mais prazeroso. Tratou de analisar historicamente o desenvolvimento do ensino da aritmética, investigando o percurso da educação matemática no ensino primário de uma escola brasileira. Trata-se de analisar o contar da chamada escola do ler, escrever e contar . O Período considerado pelo projeto década de 1940, década esta, posterior ao Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) fruto de um movimento que tentou implantar uma nova filosofia para o ensino em geral e para a Matemática em especifico. A pesquisa teve como hipótese o surgimento de mudanças no ensino da Matemática em virtude das novas propostas. Pretendeu investigar o trabalho do professor de primeiras letras, especificamente no que diz respeito aos conteúdos e métodos pedagógicos para o ensino de matemática. Partiu-se do arquivo escolar da E.E. Barnabé, segundo Grupo Escolar de Santos e primeira escola a ser dotada de um edifício especialmente erigido para abrigá-la, que se encontra até hoje em funcionamento e mantém rico acervo de documentos. A análise desses documentos possibilitou dividir a pesquisa em três partes. Na primeira parte, estudou-se a E.E. Barnabé do seu muro escolar para fora, pesquisando, através dos livros de matrícula da época estudada, quem eram os alunos e seus pais. Na segunda parte, analisou-se a Escola do seu muro para dentro, realizando-se um estudo dos livros de reuniões da época, o que permitiu conhecer a forma de conduta adotada para os docentes e discentes nas diversas dependências da Escola. Na terceira parte, pesquisaram-se, também através dos livros de reuniões, o cotidiano dentro da sala de aula, quais os procedimentos metodológicos adotados para o ensino da disciplina matemática. Ao final da pesquisa, comparou-se a metodologia da Escola Barnabé com a proposta defendida pela Escola Nova. Este estudo fundamentou-se em pensadores que vem ao longo do tempo refletindo sobre a prática docente, os aportes da história cultural, da história das disciplinas escolares e história da Matemática, tais como: A. M. Aguayo, André Cherval, Dominique Julia, Fátima Souza, Maria Ângela Miorim, Maria Apparecida Franco Pereira, Anísio Teixeira, Simon Schwartzman, Wagner Rodrigues Valente. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ensino de matemática | por |
dc.subject | escola das primeiras letras | por |
dc.subject | arquivos escolares | por |
dc.subject | história do ensino de matemática | por |
dc.subject | disciplinas escolares | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A educação matemática no ensino primário na década de 1940 : o arquivo escolar da E.E. Barnabé-Santos-SP | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mario Alberto Pinto.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.