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https://tede.unisantos.br/handle/tede/161
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pires, Fatima Cristina | - |
dc.creator.ID | CPF:09983052665 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7944623095258381 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gilberto, Irene Jeanete Lemos | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:07090765849 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:28Z | - |
dc.date.available | 2009-09-18 | - |
dc.date.issued | 2009-04-02 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Fatima Cristina. A educação indígena no Brasil : legislação, políticas indigenistas e as escolas de Peruíbe. 2009. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/161 | - |
dc.description.resumo | Desde a Constituição de 1988, a educação indígena alcançou um rumo diferente de até então, pois passou a ser assegurada por lei, que possibilita a formação do próprio indígena como professor dentro de sua tribo. Este trabalho tem como objeto a educação indígena e busca investigar como funcionam as escolas indígenas de Peruíbe, considerando as políticas educacionais voltadas para o índio. Faz um estudo da legislação sobre a educação indígena e sobre diretrizes governamentais expressas nos cadernos SECAD (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), com objetivo de compreender como se deu o processo de inclusão do índio na educação brasileira. Para a consecução do estudo, os procedimentos metodológicos se voltaram inicialmente para a pesquisa documental, com a análise de textos de lei, além de documentos relevantes para a investigação. Considerando a importância de se investigar as percepções de professores que atuam em escolas indígenas, foi elaborado questionário, com questões abertas, que foi respondido por dois professores que atuam nas escolas indígenas de Peruíbe. Os resultados da pesquisa mostraram que a realidade regional apresenta especificidades no trato com as comunidades indígenas, nas quais o papel do professor é fundamental na administração de questões que surgem em sua prática docente e que dizem respeito à identidade indígena. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação indígena | por |
dc.subject | políticas indigenistas | por |
dc.subject | escolas indígenas de Peruíbe | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A educação indígena no Brasil : legislação, políticas indigenistas e as escolas de Peruíbe | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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