TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPires, Fatima Cristina-
dc.creator.IDCPF:09983052665por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7944623095258381por
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:07090765849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:28Z-
dc.date.available2009-09-18-
dc.date.issued2009-04-02-
dc.identifier.citationPIRES, Fatima Cristina. A educação indígena no Brasil : legislação, políticas indigenistas e as escolas de Peruíbe. 2009. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/161-
dc.description.resumoDesde a Constituição de 1988, a educação indígena alcançou um rumo diferente de até então, pois passou a ser assegurada por lei, que possibilita a formação do próprio indígena como professor dentro de sua tribo. Este trabalho tem como objeto a educação indígena e busca investigar como funcionam as escolas indígenas de Peruíbe, considerando as políticas educacionais voltadas para o índio. Faz um estudo da legislação sobre a educação indígena e sobre diretrizes governamentais expressas nos cadernos SECAD (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), com objetivo de compreender como se deu o processo de inclusão do índio na educação brasileira. Para a consecução do estudo, os procedimentos metodológicos se voltaram inicialmente para a pesquisa documental, com a análise de textos de lei, além de documentos relevantes para a investigação. Considerando a importância de se investigar as percepções de professores que atuam em escolas indígenas, foi elaborado questionário, com questões abertas, que foi respondido por dois professores que atuam nas escolas indígenas de Peruíbe. Os resultados da pesquisa mostraram que a realidade regional apresenta especificidades no trato com as comunidades indígenas, nas quais o papel do professor é fundamental na administração de questões que surgem em sua prática docente e que dizem respeito à identidade indígena.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação indígenapor
dc.subjectpolíticas indigenistaspor
dc.subjectescolas indígenas de Peruíbepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação indígena no Brasil : legislação, políticas indigenistas e as escolas de Peruíbepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fatima Cristina Pires.pdf3.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.