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https://tede.unisantos.br/handle/tede/164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ribeiro, Bernadete Rezende de Souza | - |
dc.creator.ID | CPF:05824584800 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9282676947526771 | por |
dc.contributor.advisor1 | Severino, Francisca Eleodora Santos | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:84306149820 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7223478668764356 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:29Z | - |
dc.date.available | 2009-09-21 | - |
dc.date.issued | 2009-02-27 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Bernadete Rezende de Souza. A presença do pedagogo de patrimônio histórico no estuário Santos/Guarujá. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/164 | - |
dc.description.resumo | O trabalho relata a história do patrimônio histórico Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande tendo como foco da investigação as atividades que se desenvolvem coordenadas pelo NECOM (Núcleo de Extensão Comunitária), ressaltando a importante contribuição do pedagogo nesta tarefa. O Objetivo foi esclarecer a importância do patrimônio histórico da área portuária, como fonte de educação não-formal, criando condições que viabilizem a produção de um saber na construção da cidadania articulado pelo projeto pedagógico de formação profissional do guia turístico no espaço patrimonial da região portuária. Foram colhidas experiências de educadores e estagiários que atuaram com projetos na Fortaleza articulados pelo NECOM, visando caracterizar o contexto do trabalho construído no Patrimônio. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, proposta por Barbie (2002). Observaram-se as ações educativas planejadas pelo NECOM, atendendo a apelos da comunidade onde esta inserido Como resultado o trabalho ressaltou que a educação pedagógica com fundamentação teórica e investigativa por meio da prática do trabalho comunitário, prepara o profissional da educação e capacita-o como cidadão crítico e reflexivo para superar os problemas derivados das mudanças sociais que circunscrevem as comunidades nas regiões retro portuárias. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | patrimônio histórico | por |
dc.subject | pedagogo | por |
dc.subject | educação | por |
dc.subject | formal/não-formal | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A presença do pedagogo de patrimônio histórico no estuário Santos/Guarujá | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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