TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorRibeiro, Bernadete Rezende de Souza-
dc.creator.IDCPF:05824584800por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9282676947526771por
dc.contributor.advisor1Severino, Francisca Eleodora Santos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:84306149820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7223478668764356por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:29Z-
dc.date.available2009-09-21-
dc.date.issued2009-02-27-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Bernadete Rezende de Souza. A presença do pedagogo de patrimônio histórico no estuário Santos/Guarujá. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/164-
dc.description.resumoO trabalho relata a história do patrimônio histórico Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande tendo como foco da investigação as atividades que se desenvolvem coordenadas pelo NECOM (Núcleo de Extensão Comunitária), ressaltando a importante contribuição do pedagogo nesta tarefa. O Objetivo foi esclarecer a importância do patrimônio histórico da área portuária, como fonte de educação não-formal, criando condições que viabilizem a produção de um saber na construção da cidadania articulado pelo projeto pedagógico de formação profissional do guia turístico no espaço patrimonial da região portuária. Foram colhidas experiências de educadores e estagiários que atuaram com projetos na Fortaleza articulados pelo NECOM, visando caracterizar o contexto do trabalho construído no Patrimônio. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, proposta por Barbie (2002). Observaram-se as ações educativas planejadas pelo NECOM, atendendo a apelos da comunidade onde esta inserido Como resultado o trabalho ressaltou que a educação pedagógica com fundamentação teórica e investigativa por meio da prática do trabalho comunitário, prepara o profissional da educação e capacita-o como cidadão crítico e reflexivo para superar os problemas derivados das mudanças sociais que circunscrevem as comunidades nas regiões retro portuárias.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpatrimônio históricopor
dc.subjectpedagogopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectformal/não-formalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA presença do pedagogo de patrimônio histórico no estuário Santos/Guarujápor
dc.typeDissertaçãopor
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