Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/166
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Toledo, Valéria Diniz | - |
dc.creator.ID | CPF:67573789653 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2139195120473331 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Maria Apparecida Franco | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:001891841 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870166959217314 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:30Z | - |
dc.date.available | 2009-10-05 | - |
dc.date.issued | 2007-06-13 | - |
dc.identifier.citation | TOLEDO, Valéria Diniz. Inclusão social e arte na educação não-formal: a experiência do Instituto Arte no Dique. 2007. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/166 | - |
dc.description.resumo | A educação constitui-se hoje num grande desafio e encontra-se continuamente em processo de reformulação. Surgem novos espaços educativos, instrumentos diversificados e as instituições formais experimentam uma crise de identidade e valor. O momento exige o exercício de repensar os conceitos educacionais, buscar outras práticas pedagógicas e conhecer, com maior profundidade, propostas diferenciadas de educação, que contemplem visões não reprodutoras, mas transformadoras da realidade. Essa pesquisa pretende analisar o contexto e a prática pedagógica inclusiva de uma experiência de ensino não-formal, que utiliza a arte como fio condutor na educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e exclusão social. E a partir daí suscitar reflexões que conduzam ao estabelecimento de ações educativas nos diversos espaços de socialização e formação humana (especialmente a escola), direcionadas à inserção de sujeitos históricos, marginalizados e excluídos da sociedade, como cidadãos de direito e de fato. O Instituto Arte no Dique, situado na periferia da cidade de Santos, que contempla os moradores da favela conhecida como Dique de Vila Gilda (Zona Noroeste), constitui o campo de pesquisa. Suas atividades vêm sendo desenvolvidas desde 2002, tornando-se referência cultural na Baixada Santista, especialmente a atuação da Banda Querô, em processo de profissionalização, formada, em sua maioria, por adolescentes e jovens. A pesquisa é de abordagem qualitativa e a perspectiva escolhida foi a dialética. A partir da pesquisa bibliográfica, realizou-se estudo de caso, baseado no levantamento de dados sobre os sujeitos envolvidos, de documentos referentes à sua trajetória e entrevistas com integrantes do projeto: componentes da banda Querô, mestre da percussão, equipe de trabalho do Instituto (residentes ou não na comunidade). Utilizou-se como referencial teórico o pensamento de autores como Castel, Wanderley e Sawaia (exclusão social); Freire, Gadotti e Brandão (perspectiva dialética da educação); Giroux e Sacristán (pedagogia crítica dos conteúdos); Afonso, Gohn e Von Simson (educação não-formal), Fischer, Langer e Duarte Júnior (educação pela arte). Este trabalho pretende aguçar um debate pertinente. A articulação do processo do conhecimento e da aprendizagem com a arte, e a tarefa de observá-la como instrumento de inclusão social num contexto de educação-não-formal, poderão contribuir para o necessário diálogo e comunicação entre os diversos espaços educativos, contribuindo para a ampliação das fronteiras da educação atual e para a promoção de uma inclusão não apenas quantitativa, mas principalmente qualitativa. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | inclusão social | por |
dc.subject | educação não-formal | por |
dc.subject | educação pela arte | por |
dc.subject | Instituto Arte no Dique | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Inclusão social e arte na educação não-formal: a experiência do Instituto Arte no Dique | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Valeria Toledo.pdf | 6.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.