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https://tede.unisantos.br/handle/tede/168
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Dias, Cristina Maria da Conceição | - |
dc.creator.ID | CPF:00245271813 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1720160932948130 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abdalla, Maria de Fátima Barbosa | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:67205089891 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7099315868609771 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:31Z | - |
dc.date.available | 2010-05-19 | - |
dc.date.issued | 2010-04-14 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Cristina Maria da Conceição. Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/168 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer as representações de professores de Língua Portuguesa sobre Literatura e identificar uma possível relação com suas práticas, tendo em vista a formação de leitores. Este trabalho se apóia em conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici (1978, 2003, 2005), nos estudos sobre o ensino da literatura (LAJOLO; ZILBERMAN, 1996; LAJOLO, 1997, 2001, 2008) e sobre o trabalho docente (TARDIF e LESSARD, 2005; ABDALLA, 2006, 2008). Na perspectiva de uma abordagem qualitativa de pesquisa, participam como sujeitos, dez professores da disciplina pertencentes à rede estadual de ensino de São Paulo, que lecionam em diferentes escolas das cidades de Santos e São Vicente. Como procedimentos metodológicos, utilizamos, em uma primeira etapa, um Questionário contendo questões fechadas, abertas e de evocação, que foi aplicado aos dez sujeitos, com o intuito de caracterizá-los. Posteriormente, dois dos sujeitos foram entrevistados para um aprofundamento de questões ligadas à temática da pesquisa. Os dados empíricos foram organizados em uma Categoria de Análise denominada Formação de Leitores, constituída por três unidades de sentido: 1ª) Experiências de Leitura, que nos permitiu conhecer as vivências de leitura dos sujeitos; 2ª) Formação do professor de Literatura, que orientou nosso olhar para as questões ligadas às necessidades específicas do professor de Literatura; e 3ª) Práticas Formativas, que indicam a relação entre as experiências vividas e as práticas que favorecem a formação de leitores nas aulas de Literatura. A análise dos dados revelou que os sujeitos ancoraram a ideia de Literatura em suas próprias experiências de leitura, vividas no cotidiano desde a infância, indicando uma estreita relação entre a representação positiva de literatura que construíram e a escolha de suas práticas objetivando a formação de leitores. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | literatura | por |
dc.subject | representações de professores | por |
dc.subject | formação de leitores | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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