TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorCamargo, Wanderley Augusto Rodrigues-
dc.creator.ID158.966.618-60eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7716851327833887eng
dc.contributor.advisor1Lorandi, Paulo Ângelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9755973794266746eng
dc.contributor.referee1Lorandi, Paulo Ângelo-
dc.contributor.referee2Almeida, Patrícia Albieri de-
dc.contributor.referee3Silva, Edison Delmiro-
dc.date.accessioned2015-08-18T16:39:15Z-
dc.date.issued2015-06-18-
dc.identifier.citationCAMARGO, Wanderley Augusto Rodrigues. A videoaula como instrumento pedagógico no ensino universitário: telessaúde em foco. 2015. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1701-
dc.description.resumoA videoaula tem crescido de importância no cenário educacional, quer seja na questão da disponibilidade tecnológica, quer seja do ponto de vista cultural. O presente estudo analisa os componentes técnicos necessários para a produção de uma videoaula que atenda adequadamente as necessidades pedagógicas para o ensino. Em uma perspectiva qualitativa foram analisadas 12 videoaulas produzidas pelo Núcleo Telessaúde Unisantos, utilizadas para a capacitação dos profissionais de saúde do município de Praia Grande, SP. A partir de referencial teórico de produção audiovisual, bem como pedagógico-educacional, criou-se um conjunto de tópicos que balizam a análise de uma videoaula. Os vídeos foram categorizados em três grupos diferentes. No primeiro explorou-se pouco os recursos audiovisuais transpondo uma postura de aula presencial para o vídeo. No segundo grupo foi criado roteiro de imagens, dramatização e ilustração de conteúdos apresentando-os adequados tecnicamente. No terceiro, preocupou-se em realizar gravações fora do estúdio, mas com enfoque meramente expositivo, resultando em interferências na atenção. Estes mesmos vídeos foram analisados em outra pesquisa tendo sido considerados adequados pelos alunos, a despeito dos intervenientes técnicos. Verificou-se então, que as 12 videoaulas produzidas foram idealizadas e planificadas dentro de uma estratégia pedagógica. Essa procurou estabelecer relação entre os conteúdos do curso que permitiram uma narrativa textual adequada à realidade do aluno. Porém, dentro dos critérios da linguagem audiovisual, não se explorou a potencialidade da ferramenta vídeo, pois a equipe técnica não se ateve às características apresentadas pelo referencial presente neste trabalho, que destaca elementos fundamentais para o aprimoramento da mensagem transmitida, bem como a facilitação da compreensão dos conteúdos por parte do aluno espectador das videoaulas.eng
dc.description.abstractThe video lecture has grown in importance in the educational setting, whether on the issue of technology availability, whether from a cultural point of view. This study examines the technical components necessary for the production of a video lecture that adequately meets the educational requirements for teaching. In a qualitative perspective were analyzed 12 video lectures produced by the Unisantos Telehealth Nucleus, used for the training of health professionals in the city of Praia Grande, SP. From theoretical framework for audiovisual production as well as pedagogical and educational, created a set of topics that guide the analysis of a video lecture. The videos were categorized into three different groups. In the first one, little-explored audiovisual resources transposing a face class approach to video. In the second group was created images script, role and content illustration showing them suitable technically. In the third, was concerned to place outside the studio recordings, but merely expository approach, resulting in interference in attention. These same videos were analyzed in another study were considered adequate by the students, despite the technical players. It was then found that the 12 produced video lectures were designed and planned within a pedagogical strategy. This sought to establish the relationship between course content that allowed a proper textual narrative to the student's reality. However, within the criteria of audiovisual language not exploited the potential of the video tool because the technical team not adhered to the characteristics displayed by this benchmark in this work, highlighting key elements to improve the transmitted message, as well as the facilitation of understanding of the contents by the viewer student of the video lectures.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesCAMARGO, Wanderley Augusto Rodrigues. A videoaula como instrumento pedagógico no ensino universitário: telessaúde em foco. 2015. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectvideoaula ; EAD ; telessaúdepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA videoaula como instrumento pedagógico no ensino universitário: telessaúde em focoeng
dc.typeDissertaçãoeng
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