Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/173
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Clayton Diogenes | - |
dc.creator.ID | CPF:19289476893 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8083679273963528 | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Angela Maria | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:89099257872 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0347666367331379 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:32Z | - |
dc.date.available | 2010-05-19 | - |
dc.date.issued | 2009-06-26 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Clayton Diogenes. Estado do conhecimento da educação de jovens e adultos no Brasil : um balanço de teses e dissertaçoes (1999-2006). 2009. 457 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/173 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação faz um balanço de teses e dissertações com base nos resumos do banco de teses da CAPES, no recorte temporal de 1999 a 2006, totalizando quinhentos e noventa e quatro trabalhos. O levantamento nos remeteu a uma série de questões: quais são os principais centros de produção acadêmica? Quem produz mais, instituições públicas ou privadas? Qual a distribuição geográfica destas produções? Como se dá sua distribuição ao longo do período levantado? Como se dá sua distribuição por ano? Qual a proporção entre teses e dissertações no período? Qual é a distribuição de teses e dissertações por gênero? A análise privilegiou dissertações e teses que gravitam em torno do eixo políticas educacionais e que apresentam as seguintes características: as que explicitam o termo políticas públicas; aquelas que abordam programas nacionais ou locais de governo, com base nas medidas legais e documentos oficiais; as que realizam uma análise da trajetória histórica e política da EJA no Brasil; estudos que realizam uma análise de programas de governo e discutem a opinião dos atores envolvidos no processo de implementação desse projetos e programas. Os objetivos foram: realizar um balanço da produção acadêmica discente sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil após 1998; assinalar os percalços que permeiam este tipo de levantamento documental; fornecer subsídios básicos para outros estudos que possam se utilizar do balanço realizado e, sobretudo, discutir a produção discente em torno do eixo política educacional para EJA. Como procedimento metodológico utilizou-se um levantamento de cunho quantitativo, inicialmente, e na sequência, foram analisados os resumos tomando como referencial a discussão sobre as pesquisas do tipo Estado do Conhecimento, realizados por Norma Sandra de Almeida Ferreira, Sergio Haddad (Org.), Magda Becker Soares & Francisca Maciel (Org.), Lauro Carlos Wittmann & Regina Vinhaes Gracindo, (Org.). Para discussão e análise das políticas de EJA, nos utilizamos, entre outros, dos estudos de Vanilda Pereira Paiva, Celso Rui de Beisiegel, Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro. O levantamento indica que o percentual de resumos voltados para políticas educacionais é reduzido. Esta não tem sido uma pauta atrativa para os pesquisadores discentes. No conjunto de resumos acerca das políticas públicas de EJA, a subcategoria que se sobressaiu em termos de quantidade foram estudos de casos que analisam programas através da opinião de seus atores (relatos, experiências e práticas). | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | estado do conhecimento | por |
dc.subject | educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | políticas educacionais. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Estado do conhecimento da educação de jovens e adultos no Brasil : um balanço de teses e dissertaçoes (1999-2006) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Clayton Ribeiro.pdf | 4.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.