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https://tede.unisantos.br/handle/tede/179
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Schender, Klim Wertz | - |
dc.creator.ID | CPF:25200133890 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1544378163533212 | por |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:47595426804 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Maria Apparecida Franco | - |
dc.contributor.referee1ID | CPF:001891841 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870166959217314 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:34Z | - |
dc.date.available | 2011-05-05 | - |
dc.date.issued | 2011-02-21 | - |
dc.identifier.citation | SCHENDER, Klim Wertz. Formação para o trabalho docente : a extensão universitária na área de educação. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/179 | - |
dc.description.resumo | Conforme disposto no art. 207 da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, as universidades brasileiras deverão obedecer ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Embora sendo a extensão pouco explorada nos meios universitários, acredita-se que sua associação ao ensino e à pesquisa poderia resultar em melhoria da qualidade deste nível de ensino. Considerando, pois, a importância da extensão para a Universidade, é possível perguntar: a participação do professor universitário em atividades de extensão contribui para qualificar o trabalho do docente no Ensino Superior? Partindo dessas premissas, esta investigação tem como objetivo analisar as possíveis contribuições extensão universitária, como função presumivelmente associada ao ensino e à pesquisa, para a qualificação do trabalho de professores da área de Educação. São tomados como categorias teóricas para este estudo os conceitos de saberes e formação profissional docente, de Tardif; extensão universitária, de Tavares; o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de Mazzilli. Trata-se de um estudo de caso, que tem como sujeito um professor que atua nas funções de ensino, pesquisa e extensão em uma universidade comunitária sediada na cidade de Santos. Para coleta de dados foi realizado levantamento documental da instituição onde se realizou a pesquisa, bem como entrevistas individuais com o respectivo professor, sujeito do estudo. Os dados obtidos foram analisados à luz dos aportes teóricos supracitados. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | formação de professores | por |
dc.subject | trabalho docente | por |
dc.subject | extensão universitária | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Formação para o trabalho docente : a extensão universitária na área de educação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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