TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSchender, Klim Wertz-
dc.creator.IDCPF:25200133890por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544378163533212por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.contributor.referee1IDCPF:001891841por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870166959217314por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:34Z-
dc.date.available2011-05-05-
dc.date.issued2011-02-21-
dc.identifier.citationSCHENDER, Klim Wertz. Formação para o trabalho docente : a extensão universitária na área de educação. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/179-
dc.description.resumoConforme disposto no art. 207 da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, as universidades brasileiras deverão obedecer ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Embora sendo a extensão pouco explorada nos meios universitários, acredita-se que sua associação ao ensino e à pesquisa poderia resultar em melhoria da qualidade deste nível de ensino. Considerando, pois, a importância da extensão para a Universidade, é possível perguntar: a participação do professor universitário em atividades de extensão contribui para qualificar o trabalho do docente no Ensino Superior? Partindo dessas premissas, esta investigação tem como objetivo analisar as possíveis contribuições extensão universitária, como função presumivelmente associada ao ensino e à pesquisa, para a qualificação do trabalho de professores da área de Educação. São tomados como categorias teóricas para este estudo os conceitos de saberes e formação profissional docente, de Tardif; extensão universitária, de Tavares; o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de Mazzilli. Trata-se de um estudo de caso, que tem como sujeito um professor que atua nas funções de ensino, pesquisa e extensão em uma universidade comunitária sediada na cidade de Santos. Para coleta de dados foi realizado levantamento documental da instituição onde se realizou a pesquisa, bem como entrevistas individuais com o respectivo professor, sujeito do estudo. Os dados obtidos foram analisados à luz dos aportes teóricos supracitados.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjecttrabalho docentepor
dc.subjectextensão universitáriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação para o trabalho docente : a extensão universitária na área de educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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