TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : Formação e atuação do educador no município de guarujá - 1891 a 1950
Autor(es): Fincatti, Léllis Antonio
Primer Consejero: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primer miembro de la junta: Pereira, Maria Apparecida Franco
Segundo miembro de la junta: Mendes, Marcel
Resumen: Este trabalho se dedica a transcrever pela História Oral como devem ter ocorrido a Formação e Atuação do Professor no Município de Guarujá, em um dado período que se desloca do projeto da Vila Balneária, iniciado em 1891, e prossegue até o ano de 1950, quando, as duas professoras atoras deste projeto de pesquisa estão atuando em plena capacidade de sua função. Os enfoques desses quase sessenta anos buscaram conhecer alguns aspectos como: que tipo de escola existia, como se davam as relações de ensino e de aprendizagem, qual era a proposta de gestão administrativa quando acumulavam funções, como despertou a vontade de ser professora, como se capacitaram, dentre outros. Foi possível compreender que a escolarização da então localidade de Guarujá, pertencente ao município de Santos, nesse período, ocorria em uma escola ""particular"", sob os auspícios da generosidade e dedicação de uma primeira professora: Da Raquel de Castro Ferreira. Essa é a escola que constitui o primeiro enfoque deste estudo, sendo depois fechada. No entanto, novas unidades escolares, como é o caso do Grupo Escolar do Guarujá, irão chegando, até culminar com o Grupo Escolar Vicente de Carvalho dentre outras escolas municipais subordinadas a ela. O diferencial deste estudo decorre de um de seus procedimentos metodológicos, pois que, além da busca incessante e exaustiva de material bibliográfico, a história que está sendo (re)contada provém da memória viva de sujeitos que, de alguma forma, vivenciaram esse período. São pessoas moradoras da cidade, com idade entre oitenta e noventa anos, que chegaram a frequentar uma das unidades escolares recordadas, além de poderem relembrar fatos dos quais tomaram conhecimento mediante o relato de seus pais. Os anexos apresentam alguns documentos e fotos do período, o que enriquece sobremaneira esta retomada histórica. Por conseguinte, este estudo não traz uma história definitiva, mas busca contar a história vivida singularmente para, a partir dela, poder (re)contar a história, procurando conhecer o passado e não permitindo que se perca por falta de necessários registros.
Palabras clave : escola
educação
história
formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : FINCATTI, Léllis Antonio. Formação e atuação do educador no município de guarujá - 1891 a 1950. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/184
Fecha de publicación : 10-mar-2009
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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