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https://tede.unisantos.br/handle/tede/184
Tipo: | Dissertação |
Título : | Formação e atuação do educador no município de guarujá - 1891 a 1950 |
Autor(es): | Fincatti, Léllis Antonio |
Primer Consejero: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Primer miembro de la junta: | Pereira, Maria Apparecida Franco |
Segundo miembro de la junta: | Mendes, Marcel |
Resumen: | Este trabalho se dedica a transcrever pela História Oral como devem ter ocorrido a Formação e Atuação do Professor no Município de Guarujá, em um dado período que se desloca do projeto da Vila Balneária, iniciado em 1891, e prossegue até o ano de 1950, quando, as duas professoras atoras deste projeto de pesquisa estão atuando em plena capacidade de sua função. Os enfoques desses quase sessenta anos buscaram conhecer alguns aspectos como: que tipo de escola existia, como se davam as relações de ensino e de aprendizagem, qual era a proposta de gestão administrativa quando acumulavam funções, como despertou a vontade de ser professora, como se capacitaram, dentre outros. Foi possível compreender que a escolarização da então localidade de Guarujá, pertencente ao município de Santos, nesse período, ocorria em uma escola ""particular"", sob os auspícios da generosidade e dedicação de uma primeira professora: Da Raquel de Castro Ferreira. Essa é a escola que constitui o primeiro enfoque deste estudo, sendo depois fechada. No entanto, novas unidades escolares, como é o caso do Grupo Escolar do Guarujá, irão chegando, até culminar com o Grupo Escolar Vicente de Carvalho dentre outras escolas municipais subordinadas a ela. O diferencial deste estudo decorre de um de seus procedimentos metodológicos, pois que, além da busca incessante e exaustiva de material bibliográfico, a história que está sendo (re)contada provém da memória viva de sujeitos que, de alguma forma, vivenciaram esse período. São pessoas moradoras da cidade, com idade entre oitenta e noventa anos, que chegaram a frequentar uma das unidades escolares recordadas, além de poderem relembrar fatos dos quais tomaram conhecimento mediante o relato de seus pais. Os anexos apresentam alguns documentos e fotos do período, o que enriquece sobremaneira esta retomada histórica. Por conseguinte, este estudo não traz uma história definitiva, mas busca contar a história vivida singularmente para, a partir dela, poder (re)contar a história, procurando conhecer o passado e não permitindo que se perca por falta de necessários registros. |
Palabras clave : | escola educação história formação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | FINCATTI, Léllis Antonio. Formação e atuação do educador no município de guarujá - 1891 a 1950. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/184 |
Fecha de publicación : | 10-mar-2009 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
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