TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmaral, Daiane do-
dc.creator.IDCPF:28031777810por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2829633679624256por
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:07090765849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.contributor.referee1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.referee1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee2Duran, Marília Claret Geraes-
dc.contributor.referee2IDCPF:02734150859por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173949843431504por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:36Z-
dc.date.available2011-05-20-
dc.date.issued2007-12-05-
dc.identifier.citationAMARAL, Daiane do. Os desafios do professor de língua inglesa no ensino médio : entre a realidade educacional e as possibilidades pedagógicas oferecidas pelas tecnologias educacionais. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/186-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar a percepção dos professores de Língua Inglesa que atuam no ensino médio sobre as possibilidades pedagógicas proporcionadas pela tecnologia educacional nos ambientes virtuais de aprendizagem. Busca conhecer a visão dos professores que participaram de cursos de inglês a distância sobre o uso das ferramentas para a aprendizagem dos alunos de língua inglesa. A pesquisa tem como fundamento os pressupostos teóricos de Alava,Belloni, Kenski, Lévy, Moraes, entre outros pesquisadores, com vistas a uma discussão sobre aspectos pedagógicos proporcionados pelas ferramentas tecnológicas. Apóia-se em Libâneo, Ortiz, entre outros, para a discussão dos aspectos referentes à globalização e seus impactos no cenário educacional, especificamente em relação às tecnologias e ao ensino de língua inglesa como língua estrangeira. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que utiliza como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, realizada com quatro professores de língua inglesa que atuam no ensino médio, em escola pública. As entrevistas realizadas foram transcritas e, com base nos dados obtidos foram elaboradas as categorias de análise, centradas na questão das possibilidades pedagógicas oferecidas pelas tecnologias digitais. Os resultados mostraram que as tecnologias no campo educacional estão cada vez mais ganhando campo entre professores do ensino médio, que buscam os saberes tecnológicos para a melhoria de suas práticas.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação e tecnologiapor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectinteratividadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs desafios do professor de língua inglesa no ensino médio : entre a realidade educacional e as possibilidades pedagógicas oferecidas pelas tecnologias educacionaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daiane do Amaral.pdf414.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.