TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Márcia Cavalchi de-
dc.creator.IDCPF:11144103819por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4004447136812345por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.contributor.referee1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.referee1IDCPF:07090765849por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774por
dc.contributor.referee2Mendes, Marcel-
dc.contributor.referee2IDCPF:04683684853por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182477842336805por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:37Z-
dc.date.available2011-10-17-
dc.date.issued2011-06-28-
dc.identifier.citationCARVALHO, Márcia Cavalchi de. A prática docente do professor de matemática e o sistema apostilado de ensino do Estado de São Paulo. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/187-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por finalidade compreender a prática docente do professor de Matemática de escolas estaduais paulistas, da cidade de Praia Grande, com a utilização das apostilas implementadas pela Secretaria Estadual de Educação - SEE/SP. O sistema apostilado analisado surgiu, a princípio, como proposta curricular e tornou-se currículo oficial em 2009. O estudo desenvolveu-se a partir da questão problema: como o professor de Matemática organiza a sua prática docente com a utilização dos Cadernos do Professor e do Aluno elaborados pela SEE/SP? Adotou uma metodologia de cunho qualitativo, com a realização de entrevistas. Para categorização dos dados, utilizou o Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre e Lefèvre, de forma aproximada, bem como mais duas figuras metodológicas, a síntese do Sujeito Coletivo (SC) e a síntese do Sujeito Coletivo Total (SCT). Os principais resultados do trabalho indicam que há tensões relacionadas à formação inicial e contínua do professor; à prática docente; às estratégias de sobrevivência na sala de aula; e, por fim, à autonomia docente. A pesquisa concluiu sinalizando na direção da necessidade de um maior investimento na formação dos professores. Evidenciou a necessidade de uma articulação maior entre teoria e prática docente, de modo a formar profissionais para o enfrentamento da realidade escolar que possam contribuir autonomamente para as transformações urgentes e tão necessárias do nosso atual cenário educacional. Compreendeu que os professores que possuem experiência, vivência e uma boa formação inicial beneficiaram-se dos Cadernos , no entanto, criticam a organização de seus conteúdos. Por outro lado, os professores iniciantes ou com defasagem de formação pouco aproveitam os Cadernos , eximindo-se de explicações sobre os conteúdos e exercícios. Assim, este estudo considerou que há necessidade de maior empenho por parte dos diferentes órgãos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na qualificação dos professores de Matemática, abrindo mais oportunidades para todos os que queiram participar de formações continuadas com vistas a uma melhor utilização dos Cadernos . Este estudo buscou, também, contribuir com o debate sobre a importância do desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, e, consequentemente, com a melhoria da prática docente.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprofessor de matemáticapor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectsistema apostiladopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA prática docente do professor de matemática e o sistema apostilado de ensino do Estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia Carvalho.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.