TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSantos, Maria Lúcia Ferreira dos-
dc.creator.ID973.519.628-04eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/58133421000202825eng
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.referee1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Gimenes, Nelson Antônio Simão-
dc.contributor.referee3Rosa, Sanny Silva da-
dc.date.accessioned2015-12-14T11:08:23Z-
dc.date.issued2012-06-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Lúcia Ferreira dos. IDESP: índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo e a gestão escolar: um estudo de caso exploratório. 2012. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/1941-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a repercussão do Idesp ¿ Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo na ação dos gestores escolares. O objetivo geral da pesquisa consiste em contribuir para o aprofundamento da análise das relações entre as avaliações externas e a gestão escolar, neste caso, focalizando o Idesp e a gestão de escolas estaduais. Como objetivo específico, o estudo examina uma escola estadual da Baixada Santista, de ensino fundamental (6º. ao 9º. ano) e ensino médio, com altos índices de avaliação e dificuldades em atingir as metas estabelecidas pelo sistema a cada ano. As referências teóricas são: Afonso (2009), André (2005), Bogdan e Biklen (1994), Fazenda (2004), C. Franco (2007), M. L. Franco (2008), D. Freitas (2007), L. C. Freitas (2009), Gatti (2002), Libâneo (2001), Lima (2008), Martins (2010), Mazzilli (2009), D. A Oliveira (2010), J. F. Oliveira (2009), Severino (2007), Vieira (2009), documentos e sites da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Trata-se de um estudo de caso exploratório que objetiva investigar a influência do Idesp na gestão escolar. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, entrevistas e observações. Os dados obtidos e as respostas dadas pela equipe gestora indicam que a escola vem atuando com projeto político pedagógico, propondo ações que vão além do que é solicitado, iniciativas variadas entre os estudantes e junto aos pais. Por outro lado, as entrevistas indicam e também sugerem que a maior parte das iniciativas deverão vir das políticas educacionais e da gestão educacional.eng
dc.description.abstractThis study intends to investigate the impact of Idesp - Education Development Index of the State of Sao Paulo in the actions of school administrators. The objective of the research is to contribute to the further analysis of the relationships between external evaluations and school management, in this case, focusing the Idesp and management of public schools. As a specific objective, the study intends to examine an elementary school (6th. to 9th. grades) and high school, with high levels of evaluation and difficulties in achieving the goals set by the system year by year. The theorical references are: Afonso (2009), Andrew (2005), Bogdan e Biklen (1994), Fazenda (2004), C. Franco (2007), M. L. Franco (2008), D. Freitas (2007), L. C. Freitas (2009), Gatti (2002), Libâneo (2001), Lima (2008), Martins (2010), Mazzilli (2009), D. A. Oliveira (2010), J. F. Oliveira (2009), Severino (2007), Vieira (2009), documents and websites of the Secretary of the Education of the State of São Paulo and the National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira. This is an exploratory case study that aims to investigate the impact of Idesp in the management of a state school. The methodological procedures used were: analysis of documents, interviews and observations. The data and the answers given by the management staff indicates that the school has been working with political pedagogical project, proposing actions that go beyond what is required, various initiatives among students and their parents. On the other hand, the interviews indicate, and also suggest that most of the initiatives should come from the educational policies and educational management.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Educaçãoeng
dc.relation.referencesSANTOS, Maria Lúcia Ferreira dos. IDESP: índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo e a gestão escolar: um estudo de caso exploratório. 2012. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectpolíticas de avaliação; gestão escolar; gestão educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleIDESP: índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo e a gestão escolar: um estudo de caso exploratório.eng
dc.title.alternativeEducation Development Index of the State of Sao Paulo and school management: an exploratory case study.eng
dc.typeDissertaçãoeng
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