TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/200
Type: Dissertação
Title: Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola
Author(s): Soares, Elisabete Ferreira
First Advisor: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Abstract: As inovações tecnológicas têm entre outras características, automatizar o que era feito manualmente, reduzir o tempo de execução, diminuir objetos e aumentar suas funções. Esses equipamentos que alteram procedimentos e dessa certa forma, a cultura já estabelecida na sociedade, também foram introduzidos no ambiente escolar. A rede municipal de ensino de Santos, nesse processo de modernização, implantou o Sistema Integrado de Gestão Escolar (Siges) que informatizou a rotina escolar. O Siges envolve as movimentações da secretaria da escola, o registro das avaliações pelos professores e o processo de atribuição de aulas. A programação do Sistema, pela combinação dos dados cadastrados, gera relatórios com as mais diversas informações sobre a rede escolar, a escola, o curso, a turma e o aluno. Essas informações, acessíveis ao diretor de escola, podem auxiliá-lo na gestão escolar, para a tomada de decisões. Este trabalho teve como foco o uso do sistema informacional pelo diretor de escola. O objetivo da pesquisa foi desvelar quais representações sociais estão sendo construídas pelos diretores de escola sobre as possibilidades de uso de um sistema informacional, que ao gerar informações sempre atualizadas, pode subsidiar as tomadas de decisão no espaço de autonomia próprio da escola. A análise apóia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS)de Moscovici (1978, 2003) e autores, como Abric (1998,2001), Arruda (2002), Farr (1995), Franco (2004), Sá (1995), Souza Filho (1995) e Spink (1993). Busca ainda fundamentos em Bardin(1977), Barroso (2000), Bogdan e Biklen (1994), Dowbor(2008), Ferreira (2002), Freitas (2009), Leme (1995), Lévy (2000), Lima (2001), Lück (2007), Lüdke e André (1986), Martins (2002), Mazzotti e Gewandsznajder (1998) e Nóvoa (1992, 2011), entre outros. A abordagem qualitativa adotada neste trabalho permitiu incorporar o que os sujeitos expressam como atitudes e pensamentos sobre o objeto investigado. A coleta de dados contou com um instrumento tríplice aplicado a vinte sujeitos, contendo associação livre de palavras, texto de natureza projetiva e questões de perfil. A análise dos dados encaminhou para a construção de dimensões emergentes das respostas obtidas, a saber: a pessoal, do conhecimento e atitudinal. Os resultados obtidos indicaram que os diretores utilizam em sua vida particular os computadores conectados à Internet como fonte de informação e pesquisa. Porém, o Siges, mesmo sendo um a inovação aceita por eles, suas possibilidades não são compreendidas em sua plenitude. Ficou evidente que para o grupo pesquisado, o Siges é uma ferramenta administrativa que facilita os trâmites burocráticos, no entanto, não reconhecido quanto à possibilidade de uso de seus dados para subsidiar a tomada de decisão no âmbito da gestão escolar. Este estudo indica que o sistema informacional facilitou a rotina da escola, porém a cultura já estabelecida sobre gestão escolar permanece.
Keywords: representações sociais
sistema informacional
diretor de escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Educação e Formação
Program: Mestrado em Educação
Citation: SOARES, Elisabete Ferreira. Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola. 2011. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/200
Issue Date: 21-Nov-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizabete.pdf4.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.