Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/202
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Lenarde Nascimento dos Santos | - |
dc.creator.ID | CPF:12147384860 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8771245962362057 | por |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:47595426804 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:42Z | - |
dc.date.available | 2012-06-01 | - |
dc.date.issued | 2010-10-06 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Lenarde Nascimento dos Santos. Hora de trabalho pedagógicos (HTP) : espaço/tempo de formar e ser formado?. 0201. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 0201. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/202 | - |
dc.description.resumo | Esta investigação teve como objeto de estudo a formação em serviço de professores, com destaque para a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP). Partiu da seguinte questão-problema: quais as possibilidades formativas das HTPs para a formação docente em serviço? Nessa perspectiva, o foco foi o papel dos coordenadores pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como cenário a cidade de Santos. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e cinco coordenadores pedagógicos oriundos de escolas municipais santistas de Ensino Fundamental I. Os pressupostos epistemológicos da pesquisa qualitativa contemplaram as especificidades do objeto em questão: a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, captando tanto os aspectos objetivos quanto os subjetivos. Para coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevista, dinâmica de grupo, grupo focal e análise de documentos, visando elucidar o objeto em foco. O estudo apoiou-se em autores que discutem a questão da cultura da prática reflexiva na escola como elemento norteador do pensar e do fazer docente coletivo. Para fundamentar o sentido de coordenação pedagógica, o estudo embasou-se em Fusari e Candau; para compreender as práticas pedagógicas fundamentou-se em Franco e Ghedin; para a compreensão do sentido de prática docente buscou suporte teórico em Freire e Nóvoa; por fim, os sentidos de formação foram embasados em Garcia. A análise do material verbalizado ou escrito foi submetida à técnica da análise de conteúdo, que possibilitou perceber os sujeitos em seus contextos sociais de trabalho, donde emergiram as seguintes categorias: HTP como espaço de formação; HTP como espaço de troca de conhecimento e HTP como espaço de escuta. Os conhecimentos construídos nesta investigação permitem afirmar que a formação em serviço é um espaço/tempo necessário à reflexão do professor, podendo configurar-se em lócus que acolhe as experiências de seus sujeitos e promove o processo de pensar/discutir a prática. A análise dos resultados indicou também que a HTP é um espaço/tempo desejado pelos coordenadores, porém requer uma reestruturação do tempo destinado à formação dos professores, das reais funções desse coordenador, bem como do próprio papel da Secretaria de Educação frente aos objetivos da formação em serviço. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | hora do trabalho pedagógico (HTP) | por |
dc.subject | formação de professores | por |
dc.subject | coordenador pedagógico. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Hora de trabalho pedagógicos (HTP) : espaço/tempo de formar e ser formado? | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lenarde.pdf | 5.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.