TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorMachado, Marcos-
dc.creator.IDCPF:10294624880por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7384809293930982por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:45Z-
dc.date.available2012-09-26-
dc.date.issued2012-08-28-
dc.identifier.citationMACHADO, Marcos. A desconstrução das práticas de ensino dos bacharéis docentes. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/209-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como temática a desconstrução das práticas de ensino dos bacharéis docentes, processo entendido como essencial à qualificação dos bacharéis docentes, cuja formação pedagógica não é elemento obrigatório para atuação na educação superior. Partindo das práticas docentes como condutoras da identidade e carreira do bacharel na educação superior, e reconhecendo a ausência da formação pedagógica nesse âmbito da educação, consagrada inclusive no artigo 66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), busca-se compreender como os bacharéis docentes veem sua prática profissional em sala de aula, como desconstroem tais práticas ao longo de sua trajetória profissional, perpassada por desafios e aquisição de novos saberes. Nesta empreitada, o esforço foi o de entender como os docentes veem sua prática profissional em sala de aula, possibilitando a estes sujeitos a reflexão acerca de sua prática, e ao pesquisador entender as possibilidades que emergem ao longo desse processo reflexivo, articulando os dados da pesquisa a dados de outras investigações que, como essa, entendem a prática como ponto de partida e chegada da intervenção pedagógica. Entende-se a prática docente como elemento fundamental de mediação professor-aluno, e impulsionador do processo reflexivo, que poderá viabilizar mudanças na prática pedagógica na enducação superior, qualificando o processo de formação discente no âmbito das Instituições de educação superior. A pesuisa busca reunir dados que explicitem a trajetória dos bacharéis docentes, e a forma como estes entendem sua prática em sala de aula, buscando apreender se e como docentes refletem sobre a prática , na perspectiva de qualificá-la. A pesquisa buscou apoio na metodologia qualitativa. Considerando o número crescente de pesquisas sobre a prática docente dos bacharéis, espera-se contribuir com a acompreesão dessa temática, fomentando a defesa de um olhar pedagógico que incorpora a reflexão sobre a prática e a desconstrução constante da mesma como elemento de qualificação da educação superior, mediante a intervenção pedagógica nas Instituições de educação superior.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpráticas de ensinopor
dc.subjectbacharéis docentespor
dc.subjectdesconstrução/processo reflexivopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA desconstrução das práticas de ensino dos bacharéis docentespor
dc.typeDissertaçãopor
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