TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorSantos, Marcos Eduardo dos-
dc.creator.IDCPF:05202898894por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5168969259230508por
dc.contributor.advisor1Rosa, Sanny Silva da-
dc.contributor.advisor1IDCPF:29361583034por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6196601126141240por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:47Z-
dc.date.available2012-10-22-
dc.date.issued2012-02-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcos Eduardo dos. Queixas escolares : memórias e narrativas: a relação dos professores com as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto de um projeto de formação continuada no Município de Guarujá-SP. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/213-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objeto a experiência de formação continuada de professores da rede municipal de ensino do município de Guarujá/SP onde realiza-se um trabalho de suporte e apoio aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, que apresentam dificuldades de aprendizagem. O Projeto Espaço de Aprendizagem, além de oferecer apoio psicopedagógico aos alunos no contraturno escolar, tem como objetivo ser um espaço de formação continuada para estes professores. A pesquisa visou identificar os efeitos (objetivos e subjetivos) produzidos nos encontros de formação continuada do Projeto Espaço Aprendizagem e compreender de que modo as professoras se relacionavam com os saberes construídos ao longo do seu processo de formação. A hipótese deste estudo foi a de que as dificuldades do professor diante dos problemas apresentados pelos alunos no processo ensino-aprendizagem, assim como as manifestações de intolerância, rispidez e angústias apresentadas por muitos diante dos casos de alunos ditos difíceis , se vinculavam de alguma forma às relações que os educadores estabeleciam com a idéia de aprender e/ou com o não aprender de seus alunos. A pesquisa considerou a temática a partir da articulação de duas dimensões de análise: a da subjetividade do professor, relacionada às suas experiências com o aprender e o ensinar, e a dos contextos objetivos de sua formação e atuação profissional. Deste modo e, entendendo que a história e a subjetividade desses professores deveriam ser levadas em conta nos processos de sua formação continuada, a questão problema deste estudo foi assim formulada: que efeitos mobilizadores o processo de formação continuada tem produzido na relação que os professores estabelecem com os saberes trabalhados neste espaço formativo? Os procedimentos metodológicos privilegiaram a análise das narrativas sobre a formação desses professores, obtidas por meio de registros escritos e discussão em grupo focal. O aporte teórico apoiou-se nos estudos de autores como: Charlot (2005), Contreras (2002), Cunha (1990), Nóvoa (1992), Kupfer (2001), Tardif (2010), Paín (2009), Patto (1999), Aguiar e Ozella, (2006). Ao final deste estudo compreende-se que os sentidos atribuídos pelos professores ao longo dos encontros de sua formação tiveram um valor significativo e que os sentidos subjetivos por eles construídos a partir da relação dialética com o social e sua história de vida foram os determinantes constitutivos para a sua transformação profissional e pessoal.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectqueixas escolarespor
dc.subjectformação continuada de professorespor
dc.subjectdificuldades de aprendizagempor
dc.subjectrelação com o saber.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleQueixas escolares : memórias e narrativas: a relação dos professores com as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto de um projeto de formação continuada no Município de Guarujá-SPpor
dc.typeDissertaçãopor
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