Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/213
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Marcos Eduardo dos | - |
dc.creator.ID | CPF:05202898894 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5168969259230508 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Sanny Silva da | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:29361583034 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6196601126141240 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:47Z | - |
dc.date.available | 2012-10-22 | - |
dc.date.issued | 2012-02-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcos Eduardo dos. Queixas escolares : memórias e narrativas: a relação dos professores com as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto de um projeto de formação continuada no Município de Guarujá-SP. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/213 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objeto a experiência de formação continuada de professores da rede municipal de ensino do município de Guarujá/SP onde realiza-se um trabalho de suporte e apoio aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, que apresentam dificuldades de aprendizagem. O Projeto Espaço de Aprendizagem, além de oferecer apoio psicopedagógico aos alunos no contraturno escolar, tem como objetivo ser um espaço de formação continuada para estes professores. A pesquisa visou identificar os efeitos (objetivos e subjetivos) produzidos nos encontros de formação continuada do Projeto Espaço Aprendizagem e compreender de que modo as professoras se relacionavam com os saberes construídos ao longo do seu processo de formação. A hipótese deste estudo foi a de que as dificuldades do professor diante dos problemas apresentados pelos alunos no processo ensino-aprendizagem, assim como as manifestações de intolerância, rispidez e angústias apresentadas por muitos diante dos casos de alunos ditos difíceis , se vinculavam de alguma forma às relações que os educadores estabeleciam com a idéia de aprender e/ou com o não aprender de seus alunos. A pesquisa considerou a temática a partir da articulação de duas dimensões de análise: a da subjetividade do professor, relacionada às suas experiências com o aprender e o ensinar, e a dos contextos objetivos de sua formação e atuação profissional. Deste modo e, entendendo que a história e a subjetividade desses professores deveriam ser levadas em conta nos processos de sua formação continuada, a questão problema deste estudo foi assim formulada: que efeitos mobilizadores o processo de formação continuada tem produzido na relação que os professores estabelecem com os saberes trabalhados neste espaço formativo? Os procedimentos metodológicos privilegiaram a análise das narrativas sobre a formação desses professores, obtidas por meio de registros escritos e discussão em grupo focal. O aporte teórico apoiou-se nos estudos de autores como: Charlot (2005), Contreras (2002), Cunha (1990), Nóvoa (1992), Kupfer (2001), Tardif (2010), Paín (2009), Patto (1999), Aguiar e Ozella, (2006). Ao final deste estudo compreende-se que os sentidos atribuídos pelos professores ao longo dos encontros de sua formação tiveram um valor significativo e que os sentidos subjetivos por eles construídos a partir da relação dialética com o social e sua história de vida foram os determinantes constitutivos para a sua transformação profissional e pessoal. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | queixas escolares | por |
dc.subject | formação continuada de professores | por |
dc.subject | dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | relação com o saber. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Queixas escolares : memórias e narrativas: a relação dos professores com as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto de um projeto de formação continuada no Município de Guarujá-SP | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcos Eduardo completo.pdf | 8.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.