TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorPrado, Juvenal Tadeu Canas-
dc.creator.IDCPF:08210680838por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4227061130008697por
dc.contributor.advisor1Saviani, Nereide-
dc.contributor.advisor1IDCPF:37785664820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203911603561619por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:49Z-
dc.date.available2006-12-20-
dc.date.issued2006-12-18-
dc.identifier.citationPRADO, Juvenal Tadeu Canas. Prescrição e realização do currículo : percepções de docentes e discentes sobre o componente curricular estágio na graduação em enfermagem. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/217-
dc.description.resumoO trabalho discute como se manifestam, nas avaliações de docentes e discentes, as relações entre o currículo prescrito e o realizado a partir do componente Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido nos dois últimos semestres da Graduação em Enfermagem, na Universidade Católica de Santos UNISANTOS. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, sob a forma de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram selecionadas fichas de avaliação nas quais os professores apreciam o desempenho discente em relação aos objetivos e propostas do componente curricular e os alunos avaliam o acompanhamento didático, realizam sua auto-avaliação, opinam sobre a contribuição do campo de estágio à sua formação e apresentam sugestões e críticas referentes ao Estágio como componente do curso. A sistematização das avaliações se dá a partir de categorias de análise, associadas a unidades de sentido detectadas no material coletado. A discussão é feita à luz de contribuições teóricas nos campos do Currículo (com base em autores como J. GIMENO SACRISTAN, A. I. PÉREZ GÓMEZ e Nereide SAVIANI) e da Enfermagem (a partir de autores como Wanda de A. HORTA e Tamara I. CIANCIARULLO). A conclusão a que se chega é que, apesar do registro de algumas contradições entre as percepções de docentes e discentes sobre a eficácia das práticas desenvolvidas, ambos os segmentos estão de acordo quanto à importância do Estágio Supervisionado no Currículo do Curso de Enfermagem e quanto à necessidade de se garantir maior coerência entre as prescrições estabelecidas nas diversas instâncias e as condições concretas para sua viabilização, o que exige uma discussão mais profunda e articulada pelos órgãos competentes da Educação, da Saúde e da categoria profissional de Enfermeiros, acerca dos objetivos dos estágios, sua forma de desenvolvimento, a sensibilização dos profissionais das instituições que acolhem os estagiários e, acima de tudo, a adequada capacitação dos professores enfermeiros que realizam a supervisão.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcurrículo e avaliaçãopor
dc.subjectdiretrizes curricularespor
dc.subjectestágio curricular supervisionadopor
dc.subjectcurrículo de enfermagempor
dc.subjectgraduação em enfermagempor
dc.subjectformação profissional do enfermeiropor
dc.subjectformação do professor enfermeiropor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrescrição e realização do currículo : percepções de docentes e discentes sobre o componente curricular estágio na graduação em enfermagempor
dc.typeDissertaçãopor
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