Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://tede.unisantos.br/handle/tede/217Full metadata record
| DC Field | Value | Language | 
|---|---|---|
| dc.creator | Prado, Juvenal Tadeu Canas | - | 
| dc.creator.ID | CPF:08210680838 | por | 
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4227061130008697 | por | 
| dc.contributor.advisor1 | Saviani, Nereide | - | 
| dc.contributor.advisor1ID | CPF:37785664820 | por | 
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 | por | 
| dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:49Z | - | 
| dc.date.available | 2006-12-20 | - | 
| dc.date.issued | 2006-12-18 | - | 
| dc.identifier.citation | PRADO, Juvenal Tadeu Canas. Prescrição e realização do currículo : percepções de docentes e discentes sobre o componente curricular estágio na graduação em enfermagem. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006. | por | 
| dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/217 | - | 
| dc.description.resumo | O trabalho discute como se manifestam, nas avaliações de docentes e discentes, as relações entre o currículo prescrito e o realizado a partir do componente Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido nos dois últimos semestres da Graduação em Enfermagem, na Universidade Católica de Santos UNISANTOS. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, sob a forma de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram selecionadas fichas de avaliação nas quais os professores apreciam o desempenho discente em relação aos objetivos e propostas do componente curricular e os alunos avaliam o acompanhamento didático, realizam sua auto-avaliação, opinam sobre a contribuição do campo de estágio à sua formação e apresentam sugestões e críticas referentes ao Estágio como componente do curso. A sistematização das avaliações se dá a partir de categorias de análise, associadas a unidades de sentido detectadas no material coletado. A discussão é feita à luz de contribuições teóricas nos campos do Currículo (com base em autores como J. GIMENO SACRISTAN, A. I. PÉREZ GÓMEZ e Nereide SAVIANI) e da Enfermagem (a partir de autores como Wanda de A. HORTA e Tamara I. CIANCIARULLO). A conclusão a que se chega é que, apesar do registro de algumas contradições entre as percepções de docentes e discentes sobre a eficácia das práticas desenvolvidas, ambos os segmentos estão de acordo quanto à importância do Estágio Supervisionado no Currículo do Curso de Enfermagem e quanto à necessidade de se garantir maior coerência entre as prescrições estabelecidas nas diversas instâncias e as condições concretas para sua viabilização, o que exige uma discussão mais profunda e articulada pelos órgãos competentes da Educação, da Saúde e da categoria profissional de Enfermeiros, acerca dos objetivos dos estágios, sua forma de desenvolvimento, a sensibilização dos profissionais das instituições que acolhem os estagiários e, acima de tudo, a adequada capacitação dos professores enfermeiros que realizam a supervisão. | por | 
| dc.format | application/pdf | por | 
| dc.language | por | por | 
| dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por | 
| dc.publisher.department | Educação e Formação | por | 
| dc.publisher.country | BR | por | 
| dc.publisher.initials | Católica de Santos | por | 
| dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por | 
| dc.rights | Acesso Aberto | por | 
| dc.subject | currículo e avaliação | por | 
| dc.subject | diretrizes curriculares | por | 
| dc.subject | estágio curricular supervisionado | por | 
| dc.subject | currículo de enfermagem | por | 
| dc.subject | graduação em enfermagem | por | 
| dc.subject | formação profissional do enfermeiro | por | 
| dc.subject | formação do professor enfermeiro | por | 
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por | 
| dc.title | Prescrição e realização do currículo : percepções de docentes e discentes sobre o componente curricular estágio na graduação em enfermagem | por | 
| dc.type | Dissertação | por | 
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| juvenal tadeu canas prado.pdf | 544.49 kB | Adobe PDF |  View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

