TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorScarfoni, Eduardo Norcia-
dc.creator.IDCPF:32145532838por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898180284972399por
dc.contributor.advisor1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:87551659820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821428930913743por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:50Z-
dc.date.available2012-12-14-
dc.date.issued2012-11-28-
dc.identifier.citationSCARFONI, Eduardo Norcia. Os Congressos Nacionais dos estabelecimentos particulares de ensino : CONEPE (1944-1964): a construção do consenso pela continuidade dos subsídios do Estado ao ensino privado. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/218-
dc.description.resumoEste trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Instituições Educacionais: História, Política e Processos de Gestão . Focaliza o movimento associativo de proprietários de estabelecimentos de ensino no Brasil, de meados da década de 1940 a meados da década de 1960, destacando a luta que tal segmento social travou contra setores da sociedade que advogavam a prioridade da educação pública na oferta de ensino à população. Nesse período, que compreende o processo de tramitação do primeiro projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Congresso Federal, tais proprietários de escolas (confessionais e laicas) organizaram-se em sindicatos e criaram uma federação dos estabelecimentos particulares de ensino, tendo em vista a criação de um bloco político capaz de defender os interesses do grupo, particularmente no que diz respeito ao repasse de verbas públicas às suas iniciativas. Dada a composição heterogênea do grupo (católicos, protestantes e empresários, propriamente ditos), reuniram-se em congressos anuais (Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino CONEPE), no âmbito dos quais foram construindo a identidade do grupo e o consenso necessário para atuarem como um bloco coeso na luta contra setores da sociedade resistentes ao repasse de verbas públicas à iniciativa privada. Este trabalho teve o objetivo de resgatar a experiência desse grupo, de conhecer a dinâmica por meio da qual ele foi construindo a sua identidade política e fazendo-se hegemônico no campo da educação escolar. Para tanto, analisou, entre outros documentos e fontes, os anais dos congressos que o grupo promoveu no período.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCongresso Nacional dos estabelecimentos particulares de ensino CONEPE (1944-1964)por
dc.subjectlei de diretrizes e bases da educação nacional (1961)por
dc.subjectensino particular e verbas públicas.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs Congressos Nacionais dos estabelecimentos particulares de ensino : CONEPE (1944-1964): a construção do consenso pela continuidade dos subsídios do Estado ao ensino privadopor
dc.typeDissertaçãopor
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