TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorAlonso, Denise de Fatima-
dc.creator.IDCPF:73105775900por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1992713325927868por
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.advisor1IDCPF:04729790863por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:50Z-
dc.date.available2013-01-15-
dc.date.issued2012-12-03-
dc.identifier.citationALONSO, Denise de Fatima. O ENADE e a gestão de cursos superiores de tecnologia em instituições de educação superior so setor privado. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/219-
dc.description.resumoA dissertação analisa o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), uma das três modalidades de avaliação externa adotadas pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. O estudo objetiva investigar as práticas de coordenadores de cursos superiores de tecnologia, do setor privado, em relação a esse Exame. Remete à questão da qualidade e da avaliação da educação superior brasileira, considerando o aumento do número de cursos de educação tecnológica e a acirrada competição no setor privado da educação superior. Com a realização desse exame nacional e a competição entre as IES (Instituições de Educação Superior), considera-se que elementos de natureza diversa ganham importância como: a nota classificatória, o marketing institucional, a imagem favorável da IES no mercado trabalho e o próprio processo de reconhecimento de cursos e a aprendizagem dos estudantes. Apoiam o estudo autores como Gatti (2002), Cunha (2005), Gilberto (2006), Dias Sobrinho (2002, 2003 e 2010) e Martins (2009), entre outros. Trata-se de investigação que adota a abordagem qualitativa, dando voz aos coordenadores de cursos com intuito de conhecer suas práticas e os resultados alcançados no que diz respeito ao Enade. Em campo, foram aplicados questionários, compostos por questões abertas e fechadas, a 12 coordenadores de cursos superiores de tecnologia de três instituições de educação superior. Foram realizadas entrevistas com dois coordenadores. A análise dos dados colhidos indica que o Enade repercute fortemente nas práticas dos coordenadores quanto à alteração das técnicas de ensino, quanto à realização de avaliações padronizadas de acordo com o modelo da prova do Enade, quanto à adequação de conteúdos programáticos e ao uso dos seus resultados. Indica também que os profissionais envolvidos nesse processo foram sensibilizados e orientados a desenvolver o pensamento crítico nos alunos e provocar melhorias no processo de ensino-aprendizagem, propiciando mudanças positivas no que se refere à qualidade do processo educacional ainda que direcionado ao atendimento dos padrões do Exame.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)por
dc.subjectcursos superiores de tecnologiapor
dc.subjectgestão educacionalpor
dc.subjecteducação superiorpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ENADE e a gestão de cursos superiores de tecnologia em instituições de educação superior so setor privadopor
dc.typeDissertaçãopor
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