TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/221
Tipo: Dissertação
Título: Os desafios da formação : o enfermeiro no contexto hospitalar
Autor(es): Pêgas, Rosemere Rosemira da Silva
Primeiro Orientador: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal discutir a formação inicial do enfermeiro e as ações de formação continuada nos postos de trabalho. Para isto recupera e contextualiza a história do ensino da Enfermagem no Brasil, e pontua a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais sobre o currículo de Enfermagem. A pesquisa de cunho qualitativo apresenta uma abordagem triangular dos dados. No primeiro momento, buscou-se através de análise documental do currículo do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Santos/UniSantos, disponível no Projeto Político-Pedagógico modificado em 2002, informações sobre as transformações que vêm sofrendo após a implementação das Diretrizes Curriculares para o respectivo curso. No segundo momento, entre os meses de junho e outubro de 2005, foram realizadas entrevistas com nove enfermeiros, que, atualmente, exercem suas atividades em ambiente hospitalar. Para campo de pesquisa, foram selecionados três hospitais da Baixada Santista, e, em cada hospital, três enfermeiros. O instrumento utilizado, para esta primeira fase, foi entrevista semi-estruturada com cinco questões norteadoras, em que foram abordados os seguintes temas: treinamento inicial oferecido pela instituição; cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional; a formação recebida na universidade; sentimentos em relação à profissão; expectativas para o futuro.No terceiro momento, entre os meses de junho e julho de 2006, a pesquisa se realizou com Enfermeiros Docentes do Curso de Enfermagem da UniSantos. Foram selecionados para a pesquisa cinco professores, e, como critério para inclusão, que estes acompanhassem alunos em ensino clínico e/ou estágio supervisionado. Para esta fase, optou-se por entrevista com cinco questões norteadoras, abordando: a atuação do enfermeiro nos campos onde ocorre o ensino clínico; participação do enfermeiro no processo de formação dos acadêmicos; adequação dos campos de ensino clínico; integração docente-assistencial; formação continuada em Enfermagem para os enfermeiros docentes. A análise e interpretação dos dados seguem os critérios da análise temática (MINAYO, 2004), enfocando duas categorias: a formação inicial e a formação continuada do enfermeiro.Os resultados demonstram que são muitos os desafios que o enfermeiro enfrenta desde sua formação inicial às ações de formação continuada, principiando pela dificuldade de compreender suas funções profissionais. Os enfermeiros afirmam que tiveram uma boa formação teórica, mas que esta não os prepara para enfrentar as reais necessidades do mercado de trabalho, evidenciando um distanciamento entre o que se aprende na teoria e seu exercício profissional. A integração docente/assistencial é desejável para um bom desenvolvimento do ensino da Enfermagem, mas, atualmente, nas instituições pesquisadas, esta não está sendo implementada de forma sistemática.
Palavras-chave: enfermagem
formação inicial
formação continuada
integração docente/assistencial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: PGAS, Rosemere Rosemira da Silva. Os desafios da formação : o enfermeiro no contexto hospitalar. 2006. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/221
Data do documento: 18-Dez-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosemere rosemira da silva pegas.pdf974.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.