Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/2221
Type: | Dissertação |
Title: | Políticas públicas e programas municipais para a inclusão escolar de pessoas com deficiência na região metropolitana da baixada santista |
Author(s): | Furlaneto, Patrícia Regiane da Silva |
First Advisor: | Monfredini, http://lattes.cnpq.br/3021457114422879 |
First member of the board: | Monfredini, Ivanise |
Second member of the board: | Silva, Vandré Gomes da |
Third board member: | Bueno, José Geraldo Silveira |
Abstract: | Esta dissertação refere-se à presente pesquisa intitulada ¿Políticas Públicas e Programas Municipais para a inclusão escolar de pessoas com deficiência na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS)¿. Até o momento da elaboração desta dissertação, a pesquisa da bibliografia sobre o tema, revelou que ainda não existem estudos na Região Metropolitana da Baixada Santista que contemplem as Políticas Públicas e Programas Municipais para inclusão escolar de pessoas com deficiência. Por outro lado, a análise das informações contidas na base de dados do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, evidencia o aumento do número de matrículas de alunos com deficiência, na RMBS. Esses resultados parciais sugeriram inferir as seguintes questões, que orientaram a pesquisa: Como os municípios têm administrado a questão do aumento de alunos com deficiência nas unidades regulares de ensino? Quais são as políticas públicas e programas municipais, que cada município estabeleceu para nortear o trabalho realizado com este público? Existem programas específicos desenvolvidos pelas cidades que englobem professores, família, comunidade ou outros atores sociais para o atendimento dos alunos deficientes? Os objetivos foram: conhecer como cada município da Baixada Santista realiza a inclusão escolar nas redes regulares de ensino nos anos iniciais e contribuir para um melhor entendimento sobre os desdobramentos das políticas educacionais nacionais de inclusão de pessoas com deficiências, na RMBS. Especificamente, conhecer as bases de políticas públicas da educação especial de cada município; conhecer quais são os programas municipais utilizados para a inclusão de pessoas com deficiência, conhecer as estratégias desenvolvidas pelas Prefeituras para atender este público. A metodologia da pesquisa segundo Ball e Bowe (1992), consistiu na análise de textos políticos, que podem ser coerentes, claros e até mesmo contraditórios, uma vez que são resultado de disputas e acordos entre diferentes grupos que competem para controlar as representações da política. Foram utilizados procedimentos de pesquisa documental com análises de documentos oficiais, leis municipais e programas específicos. |
Abstract: | This relatory make reference at present research entitled ¿Public Politcs and Municipal Program to include disable people in the Metropolitan Region of the Baixada Santista (RMBS)¿. Until the moment to the elaboration this relatory, the research of the bibliograf about the theme, revealed there is not study in the Metropolitan Region of the Baixada Santista that contemplate the Public Politics and Municipal Program to include school of the disable people. Instead of the analyse of the informations contained in the data base in the INEP ¿ Nacional Institute of the Studys and Educacional Research Anísio Teixeira, evidence the increase of the number enrollment of the disable students, in the RMBS. This parcial results suggest infer the following questions, that guide the continualness that research: how the country have been administrated the increase the disable students in the regular school knowledge? What are the public polits and municipal program, that each country established to guide the work with this public? Are there specifcs programs developed by the country that covers teachers, family, community or another social actors to the attendance the disable students? The goals are: To known how each country of the Baixada Santista realize the school inclusion in the regulars networks of the knowledge in the inicial year and to contribute to better understanding about the developments of national educacional politcs of include disable people, on RMBS. Specifically, to known the base public politics of the special education each country; To known what are the municipal program used to include disable people and to known the strategies developments by City Hall to answer this public. The methodology of research consist in analyses politcs texts that according Bowe (1992) can be coherence, clear and even contraditory, are results of the contest and agrément between diferent groups that compet to control the politics representation. Used procediments of the documents research with analyses of the oficial documents, municipal laws and specifics program. |
Keywords: | políticas públicas; pessoa com deficiência; inclusão escolar; Baixada Santista. school Inclusion; disable people; public politcs; Baixada Santista |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country : | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Program: | Mestrado em Educação |
Citation: | FURLANETO, Patrícia Regiane da Silva. Políticas públicas e programas municipais para a inclusão escolar de pessoas com deficiência na região metropolitana da baixada santista. 2016. 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016. |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/2221 |
Issue Date: | 25-Feb-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Patricia Furlaneto.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 7.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.