TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Type: Dissertação
Title: Representações sociais dos professores de geografia a respeito de sua formação inicial
Other Titles: Social representations of geography teachers on their initial education
Author(s): Carvalho, Maria Angelica Nastri de
First Advisor: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
First member of the board: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Second member of the board: Pinto, Umberto de Andrade
Third board member: Almeida, Patrícia Cristina Albieri de
Fourth member of the board: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Abstract: Este trabalho objetiva conhecer as representações sociais dos professores de Geografia, que atuam na rede pública estadual na cidade de Santos, SP, a respeito de sua formação inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa como anunciam Bogdan e Biklen (1994), que se fundamenta na Teoria das Representações Sociais/TRS (MOSCOVICI, 2012), e em autores que se dedicam a estudar a formação inicial de professores e a formação de professores de Geografia, como: Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), Cavalcanti (2012) e Callai (2013), que tratam da formação de professores de Geografia; e Nóvoa (1995), Abdalla (2006; 2012 e 2013a, 2013b), Saviani (2011), García (2012), Tardif (2012), entre outros, para discutir a formação inicial de professores. A pesquisa se desenvolveu em três etapas: primeiro, foram realizadas entrevistas exploratórias com três professores; em seguida, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a vinte e cinco (25) professores; e, na terceira etapa, foram efetuadas entrevistas de aprofundamento com dois (02) professores recém-formados e dois (02) estudantes de Geografia. Com base nos dados, os resultados se ancoram em duas dimensões de análise. A dimensão formativa com a categoria formação inicial e as unidades de sentido: saberes necessários à docência, em que os professores reconhecem a importância da formação universitária para a carreira; o estágio como articulação entre teoria e prática, em que os professores não reconhecem a importância do estágio para sua formação; e, finalmente, a unidade de sentido, a opção pelo curso de Geografia, que, segundo os professores, foi feita por influência de outros professores. A dimensão profissional, com a categoria dos desafios do início de carreira, em que os professores destacam alguns obstáculos epistemológicos, como a formação inadequada dificultando o trabalho, dificuldades inter-relacionais, destacando o enfrentamento da realidade escolar e, finalmente, reconhecem que se tornaram professores dentro da sala de aula, na prática. Por fim, os dados indicam que uma formação para mudança depende de uma política de formação, que contribua para que se denuncie o ¿burocratismo¿, tanto na formação superior, quanto nas práticas das Escolas, incentivando-se uma formação mais crítica, e desenvolvendo-se estágios, que se articulem com as Escolas.
Abstract: This study aims to cognize the social representations of geography teachers working in state public schools in the city of Santos, SP, regarding his initial education. It is a qualitative research as anounced by Bogdan and Biklen (1994), which is based on the Social Representation Theory / TRS (MOSCOVICI, 2012), and authors who are dedicated to study the initial teacher education, Geography teacher education, as Pontuschka, Paganelli and Cacete (2009), Cavalcanti (2012) and Callai (2013), dealing with the education of geography teachers; and Nóvoa (1995), Abdalla (2006, 2012 and 2013a, 2013b), Saviani (2011), García (2012), Tardif (2012), among others, to discuss the initial teacher education. The research was developed in three steps: first, exploratory interviews with three teachers were held; then a questionnaire was applied with open and closed questions to twenty-five (25) teachers; and in the third stage, deepening interviews were made with two (02) newly graduated teachers and two (02) Geography students. Based on the data, the results are anchored in two dimensions of analysis. The formative dimension to the category initial education and sense units: knowledge necessary for teaching, in which teachers recognize the importance of university education for the career; the internship as articulation between theory and practice, where teachers do not recognize the importance of the internship for their education; and, finally, sense of unity, the choice of Geography course, which, according to teachers, was made under the influence of other teachers. The professional dimension, with the ranking of the challenges of early career, in which teachers highlight some epistemological obstacles, such as inadequate education difficulting their work, inter-relational difficulties, highlighting by facing the school reality and, finally, recognize that become teachers by practicing in the classroom. Finally, the data indicate that education for change depends on a education policy that contributes to that complaint the ""bureaucracy"", both in University degree, as in the practices of schools, encouraging a more critical education, and developing internship, which are linked to the schools.
Keywords: formação de professor; formação inicial; formação do professor de geografia; geografia
teacher education; initial education; education of geography teacher; geography
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: CARVALHO, Maria Angélica Nastri de. Representações sociais dos professores de geografia a respeito de sua formação inicial. 2016. 218 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/2261
Issue Date: 24-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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